Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 1
TOPIC: Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação
Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 2 Months ago Karma: 2
Malta, para quem não recebeu o email, o GEOTA agradeceu (e o almoço?? ehhe) e pede uma pequena avaliação. Cá vai a mensagem:

"Olá,
Vimos agradecer o vosso apoio no passado Domingo. Sem ele o passeio não seria possível. Se houve algo que funcionou bem, foi sem dúvida a equipa de voluntários. Muito obrigado!
Estamos agora em momento de balanço. Assim, agradeço que nos ajudem indicando o que correu melhor, o que correu mais ou menos e o que correu mal. O que devemos manter numa próxima edição? O que devemos mudar?
Ficamos a aguardar as vossas opiniões.
Já visitaram novamente o site? www.nospedalamos.org
Abraços
Pedro
PS – não tenho o email de todos, pelo que peço que divulguem aos que faltam na lista."

Toca a mandar os vossos contributos para aqui para compilar e mandar de volta...ó faxavor. Esquematizem a coisa sff
gnpais
ginga master
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
The administrator has disabled public write access.

Re:Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 2 Months ago Karma: 1
gnpais wrote:Já visitaram novamente o site? www.nospedalamos.org

Já, e não vi nada a linkar para a Ciclo-Via.org nem Cicloficina.wordpress.com :-P Lames, pá, nem almoço nem linklove? Tsc tsc
anabananasplit
Senior Boarder
graphgraph

Re:Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 2 Months ago Karma: 1
Axo que podiam melhorar o percurso. Tive de acompanhar um grupo de +-10 pessoas que à minima inclinação desciam, não faziam ideia do que eram mudanças, tive de voltar atrás porque um grupo se tinha perdido (segundo os mentideros tinham ido tomar cafe na Expo e perderam depois o grupo).

De resto...que tal comunicação via rádio entre a Organização que vai na cabeça dp pelotão e o ciclista vassoura?????
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

Re:Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 2 Months ago Karma: 0
A minha avaliação é a seguinte:

Pontos positivos:

Gostei do percurso por ser um percurso misto estrada/terra mas sem ser demasiado exigente. Ligar Lisboa a Loures parece-me importante para as pessoas perceberem que se pode ir de uma cidade a outra sem grande esforço.

Pelo que vi, o pelotão foi ordeiro, sem grandes confusões e a velocidade moderada. Havia gente a indicar os locais mais complicados como linhas de eléctrico/comboio, cruzamentos, etc.

A existência de voluntários a prestar assistência técnica às bicicletas com problemas (nós!) permitiu a muita gente fazer o percurso até ao fim.

Pontos negativos:

Durante o percurso em estrada o fim do pelotão estava balizado por um carro vassoura. A partir do parque das nações deixou de existir um fim "oficial" do pelotão o que fez com que as pessoas nos cruzamentos não soubessem quando podiam desmobilizar.

Quando deixou de haver carro vassoura, quando alguém não podia ou não queria continuar não podia ser recolhido para seguir até ao fim do percurso.

No limite, a partir de certa altura os mais atrasados deixaram de ter indicações claras do percurso já que não havia voluntários nos cruzamentos. Ou seguiam as marcas dos pneus na lama ou perguntavam a quem passava. A própria polícia desmobilizou antes dos últimos terem entrado em Loures.

Agora quem é que compila as opiniões e as envia à Geota? Vai haver alguma reunião de avaliação?
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 2 Months ago Karma: 2
Viva. O que eu sei é o que li no email. Estão a fazer a avaliação, se vai haver reunião saberemos depois.

Eu posso compilar e enviar.

Acrescento ao que aqui foi dito:

positivo:

- mobilização de malta e sponsors
- presença jornalistas e fotógrafos
- associação a uma causa (reclamação de corredores verdes)
- A oferta dos estacionamentos para a praça onde estivémos

negativo:

- Má gestão dos voluntários no terreno:
- pessoal do INEM ia à frente em vez de espalhados pelo pelotão;
- malta dos cruzamentos ia logo à frente dos VIPS (?) em vez de partirem mais cedo;
- porque é que tivémos de estar TÃO cedo no local de partida??

- Faltou um briefing à malta sobre circulação em pelotão. Apesar de não ser caótico, vi sacarem cavalos, pessoal a virar e parar sem olhar para trás o que se traduziu em acidentes, etc. uma palavrinha antes ficava bem.

- O pelotão dividiu-se muito..havia gente que andava quase em ritmo de corrida e malta em ritmo de passeio...a culpa não é da organização, mas há coisas que se podem fazer para minimizar... sei lá, a Ana propôs um "dress code" eheh

- Á chegada não haviam indicações
- o percurso em terra estava mal marcado e a tal questão do pessoal ter bazado antes do tempo dos pontos de dúvida.

- um almocito, nem que fosse pago acho que fazia o pessoal ficar até mais tarde e talvez a parte das barraquinhas tivesse outro impacto...ou não

- E MUDAR DE PERCURSO?? se querem pedir corredores verdes, ou promover a bicla na cidade, mudava-se de percurso...são muitos anos a passar no mesmo sítio...

vão mandando bitaites...
abraço
gnpais
ginga master
graph

eu concordo com muitas das coisas que colocaram aqui.

Gostava de adicionar como ponto positivo a oportunidade que tivemos de poder ajudar e de divulgar a nossa causa

como negativo:

01. a saída da casa da marinha:
fazer passar 500 ciclistas por um túnel é má ideia e espanta-me que não tenham acontecido acidentes! (aínda por cima a desembocar para os carris da rua do Arsenal).

02. fim do pelotão:
devia haver uma indicação melhor de onde acaba o pelotão, especialmente por causa da situação do carro vassoura, que não estava sempre presente por causa do percurso...

03. percurso:
tal como o Gonçalo salientou, para promover o corredor verde, teria sido boa ideia usar percursos mais reais, e não gostei nada do percurso que se fez paralelo à Av. Infante D. Henrique; fomos todos como latas de sardinhas, quando na avenida teriamos ido melhor (se bem que talvez tivessem abusado e teria sido pior??)

04. distribuição dos voluntários dos cruzamentos:
tal como o Gonçalo disse, deviam ter saído mais cedo para se posicionarem nos seus pontos e ficado por lá até ter a certeza que já passou toda a gente (e isto chama o meu ponto 02, sobre o importante que é saber qual é o fim do pelotão).

05. assistência a meio do percurso:
teria sido boa ideia ter malta da organização a meio do percurso para ajudar alguém (até alguém que não conseguisse continuar). Fui uma boa parte do percurso a perguntar se as pessoas estavam ok, mas se hovesse uma espécie de check-point, as pessoas sentiriam-se mais acompanhadas.

06. percurso de regresso:
é fixe fazer-se um passeio entre duas cidades, mas depois de "levarem" o pessoal a 25Km do ponto de origem, deixam-nos "amanhar-se"...
Era muito importante terem preparados os regressos, ou pelo menos indicações precisas de percursos de regresso.

07. recepção na chegada:
senti que quando cheguei não houve nenhuma diferença em comparação com a chegada que faço a um outro ponto qualquer. Ou seja, o pessoal chegava, e em vez de passarem num ponto "nuclear" da chegada (que estava muito mais para a frente, com os VIPs), era apenas um "desembocar" de ciclistas...
Podiam ter organizado uma chegada mais orientada (pessoas a acolher, depois indicar os comes, e por fim uma zona de descanso).

08. distinção entre organizadores e voluntários:
Tinhamos (com a excepção do Fábio e Kátia) as T-shirts brancas de "organização", e para todos os efeitos, eramos parte da organização. Mas... houve pessoas que me perguntavam coisas que só a organização *real* é que podia responder (sobre transportes de acesso, percurso de regresso, entre outros) e eu senti-me muito mal em ter que dizer que era um voluntário e que as pessoas da organização é que podiam ajudar nesses assuntos; dá um mau aspecto, as pessoas devem ter ficado a pensar: "então este é da organização e não sabe estas coisas?".
Por isso, talvez fosse uma idea ter uma distinção entre organização e voluntários.
enzo
Administrator
graphgraph

Compilei e enviei:

Viva
Em nome da ciclo-via.org venho apresentar a nossa avaliação do nospedalamos deste ano.

Bom:

- percurso misto estrada/terra mas sem ser demasiado exigente. Ligar Lisboa a oures é importante para as pessoas perceberem que se pode ir de uma cidade a outra sem grande esforço.
- A existência de voluntários a prestar assistência técnica às bicicletas com problemas (nós!) permitiu a muita gente fazer o percurso até ao fim. :oP
- mobilização de pessoas e sponsors
- presença jornalistas e fotógrafos
- associação a uma causa (reclamação de corredores verdes)
- A oferta dos estacionamentos para a praça onde estivémos. (não eram spoke-benders!! URRAI)

Menos bom:

- Local da partida (local fechado e obrigar 500 ciclistas a passar por um túnel a desembocar numa rua empedrada com carris)
- Veículo vassoura falhou redondamente. Tem de ser um veículo da organização e que faça o percurso na integra (de preferência uma bicicleta ou um grupo delas). Por causa disto muitos atrasados não sabiam qual o caminho a seguir.
- Má gestão dos voluntários no terreno:
- pessoal do INEM ia à frente em vez de espalhados pelo pelotão;
- malta que ia para os cruzamentos ia logo à frente dos VIPS (?) em vez de partirem mais cedo;
- porque é que tivémos de estar TÃO cedo no local de partida??

- Faltou um briefing à malta sobre circulação em pelotão. Apesar de não ser caótico, vi sacarem cavalos, pessoal a virar e parar sem olhar para trás o que se traduziu em acidentes, etc. uma palavrinha antes ficava bem.
- A recepção à chegada a Loures não existiu...desembocámos para uma praça cheia de pessoal, muita informação, mas muito confuso (pelo menos nós que viémos a acompanhar os últimos, completamente abandonados pela organização)
- percurso de regresso: é fixe fazer-se um passeio entre duas cidades, mas depois de "levarem" o pessoal a 25Km do ponto de origem, deixam-nos "amanhar-se"...
Era muito importante terem preparados os regressos, ou pelo menos indicações precisas de percursos e as várias alternativas de regresso.
- distinção entre organizadores e voluntários:
Tinhamos (com a excepção do Fábio e Kátia) as T-shirts brancas de "organização", e para todos os efeitos, eramos parte da organização. Mas... houve pessoas que me perguntavam coisas que só a organização *real* é que podia responder (sobre transportes de acesso, percurso de regresso, entre outros) e eu senti-me muito mal em ter que dizer que era um voluntário e que as pessoas da organização é que podiam ajudar nesses assuntos; dá um mau aspecto, as pessoas devem ter ficado a pensar: "então este é da organização e não sabe estas coisas?".
Por isso, talvez fosse uma idea ter uma distinção entre organização e voluntários.

Ideias:

- Comunicação via rádio entre a frente do pelotão e o veículo-vassoura é uma ideia simples que simplificaria

- O pelotão dividiu-se muito..havia gente que andava quase em ritmo de corrida e malta em ritmo de passeio...a culpa não é da organização, mas há coisas que se podem fazer para minimizar... sei lá, a Ana propôs um "dress code", um passeio sem lycra, assim o pessoal da corrida ficava de fora...ou o contrário.

- um almocito, nem que fosse pago acho que fazia o pessoal ficar até mais tarde e talvez a parte das barraquinhas tivesse outro impacto...ou não

- Alterar o percurso. Realizar percursos "REAIS", realmente utilizados no dia-a-dia, por pessoas que vão trabalhar de bicicleta.

- assistência a meio do percurso:
teria sido boa ideia ter malta da organização a meio do percurso para ajudar alguém (até alguém que não conseguisse continuar). Se hovesse uma espécie de check-point, as pessoas sentiriam-se mais acompanhadas.

Abraço e continuação de boas iniciativas

Abraço
Gonçalo Pais em nome da ciclo-via.org

www.ciclo-via.org/forum
gnpais
ginga master
graph

Re:Actividade da GEOTA 2009 - Avaliação 1 Year, 1 Month ago Karma: 0
Com o devido atraso saco as fotinhas do passeio:laugh:

picasaweb.google.com/fabio.ericsson/Vamo...&feat=directlink
fabio.ericsson
Senior Boarder
graphgraph

Go to topPage: 1
Moderators: gnpais