Compilei e enviei:
Viva
Em nome da ciclo-via.org venho apresentar a nossa avaliação do nospedalamos deste ano.
Bom:
- percurso misto estrada/terra mas sem ser demasiado exigente. Ligar Lisboa a oures é importante para as pessoas perceberem que se pode ir de uma cidade a outra sem grande esforço.
- A existência de voluntários a prestar assistência técnica às bicicletas com problemas (nós!) permitiu a muita gente fazer o percurso até ao fim. :oP
- mobilização de pessoas e sponsors
- presença jornalistas e fotógrafos
- associação a uma causa (reclamação de corredores verdes)
- A oferta dos estacionamentos para a praça onde estivémos. (não eram spoke-benders!! URRAI)
Menos bom:
- Local da partida (local fechado e obrigar 500 ciclistas a passar por um túnel a desembocar numa rua empedrada com carris)
- Veículo vassoura falhou redondamente. Tem de ser um veículo da organização e que faça o percurso na integra (de preferência uma bicicleta ou um grupo delas). Por causa disto muitos atrasados não sabiam qual o caminho a seguir.
- Má gestão dos voluntários no terreno:
- pessoal do INEM ia à frente em vez de espalhados pelo pelotão;
- malta que ia para os cruzamentos ia logo à frente dos VIPS (?) em vez de partirem mais cedo;
- porque é que tivémos de estar TÃO cedo no local de partida??
- Faltou um briefing à malta sobre circulação em pelotão. Apesar de não ser caótico, vi sacarem cavalos, pessoal a virar e parar sem olhar para trás o que se traduziu em acidentes, etc. uma palavrinha antes ficava bem.
- A recepção à chegada a Loures não existiu...desembocámos para uma praça cheia de pessoal, muita informação, mas muito confuso (pelo menos nós que viémos a acompanhar os últimos, completamente abandonados pela organização)
- percurso de regresso: é fixe fazer-se um passeio entre duas cidades, mas depois de "levarem" o pessoal a 25Km do ponto de origem, deixam-nos "amanhar-se"...
Era muito importante terem preparados os regressos, ou pelo menos indicações precisas de percursos e as várias alternativas de regresso.
- distinção entre organizadores e voluntários:
Tinhamos (com a excepção do Fábio e Kátia) as T-shirts brancas de "organização", e para todos os efeitos, eramos parte da organização. Mas... houve pessoas que me perguntavam coisas que só a organização *real* é que podia responder (sobre transportes de acesso, percurso de regresso, entre outros) e eu senti-me muito mal em ter que dizer que era um voluntário e que as pessoas da organização é que podiam ajudar nesses assuntos; dá um mau aspecto, as pessoas devem ter ficado a pensar: "então este é da organização e não sabe estas coisas?".
Por isso, talvez fosse uma idea ter uma distinção entre organização e voluntários.
Ideias:
- Comunicação via rádio entre a frente do pelotão e o veículo-vassoura é uma ideia simples que simplificaria
- O pelotão dividiu-se muito..havia gente que andava quase em ritmo de corrida e malta em ritmo de passeio...a culpa não é da organização, mas há coisas que se podem fazer para minimizar... sei lá, a Ana propôs um "dress code", um passeio sem lycra, assim o pessoal da corrida ficava de fora...ou o contrário.
- um almocito, nem que fosse pago acho que fazia o pessoal ficar até mais tarde e talvez a parte das barraquinhas tivesse outro impacto...ou não
- Alterar o percurso. Realizar percursos "REAIS", realmente utilizados no dia-a-dia, por pessoas que vão trabalhar de bicicleta.
- assistência a meio do percurso:
teria sido boa ideia ter malta da organização a meio do percurso para ajudar alguém (até alguém que não conseguisse continuar). Se hovesse uma espécie de check-point, as pessoas sentiriam-se mais acompanhadas.
Abraço e continuação de boas iniciativas
Abraço
Gonçalo Pais em nome da ciclo-via.org
www.ciclo-via.org/forum