Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

O retorno da Cicloficina
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 12
TOPIC: O retorno da Cicloficina
O retorno da Cicloficina 9 Months, 3 Weeks ago Karma: 2
Boas pessoal.

Após uma "retirada forçada" por falta de espaço e deficiente divulgação podemos voltar a lançar a cicloficina da ciclo-via.org.

O Bruno e a Ana estiveram envolvidos na cicloficina de Lx e passado um ano vão deixar o projecto pq lhes consome demasiado tempo. Tem a sua lógica, pois uma cena "movida a pedais" tem de ser algo local, com deslocações relativamente curtas (em distância e tempo) a não ser que sejam audax ;oP.

O Bruno propôs-me realizar uma cicloficina móvel algures em Oeiras (num local com movimento).

O que acham? Digam qual a vossa disponibilidade...
gnpais
ginga master
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
The administrator has disabled public write access.

Re:O retorno da Cicloficina 9 Months, 3 Weeks ago Karma: 1
Ora bem
Eu desde o inicio que defendo que deveriamos ter um local fisico, por diversas razões já aqui apontadas e mais algumas.
Temos de pedir as Juntas, e à Camara.
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

Re:O retorno da Cicloficina 9 Months, 2 Weeks ago Karma: 2
o local físico penso que foi o calcanhar de aquiles da cicloficina de Lx

Era perfeito arranjar um para o de LAV ou Oeiras (ou onde for), mas a ideia da cicloficina móvel continua a agradar-me, além de ser muito original é uma boa "inclusão" na sociedade...

Fiquei com pena de não ter podido ir à última de Lx, mas tenho estado soterrado com trabalho e os fds são dia de trabalho.
enzo
Administrator
graphgraph

Re:O retorno da Cicloficina 9 Months, 2 Weeks ago Karma: 0
enzo wrote:
o local físico penso que foi o calcanhar de aquiles da cicloficina de Lx

Uh. Havia um local definido. Quem queria aparecer aparecia, era difícil ser mais central. O não ter um espaço de arrumação talvez, mas o local onde era não diria.

Era perfeito arranjar um para o de LAV ou Oeiras (ou onde for), mas a ideia da cicloficina móvel continua a agradar-me, além de ser muito original é uma boa "inclusão" na sociedade...

Fiquei com pena de não ter podido ir à última de Lx, mas tenho estado soterrado com trabalho e os fds são dia de trabalho.

A ideia era fazer algo enquanto o espaço não existe.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

O ter local definido não quer dizer nada, especialmente no caso da cicloficina de Lx em que se tinha que entrar pela rua traseira, ou o facto de apesar de dizeres que era central, nada tinha de central, só passava lá quem sabia perfeitamente o que era e onde era, quem mora ali perto ou algum bêbado que passasse por ali

Daí eu achar que foi o calcanhar de aquiles...

Na minha opinião, a ciclificina móvel deve ser feita mesmo que tenhas um espaço físico, porque (especialmente no verão) é muito mais importante irmos ao encontro da comunidade do que ficar à espera que apareçam "fregueses".

Outra coisa que tem que ser trabalhada para futuras cicloficinas (qualquer que seja o sítio) é a divulgação.

Uma coisa que reparei na cicloficina de Lx (corrige-me se estou enganado), foi o aparecerem apenas pessoas do círculo das biclas, muito próximos dos organizadores. Isso não tem nada de mal, mas penso que o importante é arranjar pessoas de "fora" para trazerem as bicicletas e aprenderem algumas coisas sobre reparação, saber que é possível usar a bicla no dia-a-dia, etc.

Sei que é fácil dizer isto, mas temos que aprender com o que foi feito e melhorar.
enzo
Administrator
graphgraph

enzo wrote:
O ter local definido não quer dizer nada, especialmente no caso da cicloficina de Lx em que se tinha que entrar pela rua traseira, ou o facto de apesar de dizeres que era central, nada tinha de central, só passava lá quem sabia perfeitamente o que era e onde era, quem mora ali perto ou algum bêbado que passasse por ali

Daí eu achar que foi o calcanhar de aquiles...

Era na baixa, mais central é difícil. Continuo a achar que não foi isso que não atraiu mais pessoas. Podes ir para o meio de onde passam as pessoas, mas seja onde for os participantes terão sempre que se deslocar até lá. O ser num beco afectou, claro, mas continuo a achar que não foi o decisivo.

Na minha opinião, a ciclificina móvel deve ser feita mesmo que tenhas um espaço físico, porque (especialmente no verão) é muito mais importante irmos ao encontro da comunidade do que ficar à espera que apareçam "fregueses".

Outra coisa que tem que ser trabalhada para futuras cicloficinas (qualquer que seja o sítio) é a divulgação.

Uma coisa que reparei na cicloficina de Lx (corrige-me se estou enganado), foi o aparecerem apenas pessoas do círculo das biclas, muito próximos dos organizadores. Isso não tem nada de mal, mas penso que o importante é arranjar pessoas de "fora" para trazerem as bicicletas e aprenderem algumas coisas sobre reparação, saber que é possível usar a bicla no dia-a-dia, etc.

A divulgação física podia ter sido melhor, sem dúvida. Falas como se a participação seja decidida por nós, não escolhemos, não limitamos, nem excluímos a participação de outras pessoas, achas que as pessoas aparecem só porque queremos? E claro como só participaste em algumas não sabes ao certo se apareceram pessoas novas, e foi esse o caso. Não foram muitas, mas em cada uma iam aparecendo pessoas novas que estavam a começar a usar a bicicleta, que foram aprendendo.

Mais uma vez o problema foi não termos um espaço físico em condições, com espaço para as pessoas estarem confortavelmente.

Sei que é fácil dizer isto, mas temos que aprender com o que foi feito e melhorar.

Yah, sem dúvida. Mas o wishful thinking não passa disso. A primeira edição durou 6 meses e desapareceu, esta durou 12 e foi suspensa. Tens um canal de comunicação sobre o evento, branding, etc, que não existia antes. Surgiram também por isso eventos paralelos com o mesmo branding noutros pontos do país, que considero relevante para ajudar os participantes a identificarem o evento.

Faltava um espaço confortável que motivasse as pessoas que não precisavam de arranjar as bicicletas a aparecer.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

bsantos wrote:
A divulgação física podia ter sido melhor, sem dúvida. Falas como se a participação seja decidida por nós, não escolhemos, não limitamos, nem excluímos a participação de outras pessoas, achas que as pessoas aparecem só porque queremos? E claro como só participaste em algumas não sabes ao certo se apareceram pessoas novas, e foi esse o caso. Não foram muitas, mas em cada uma iam aparecendo pessoas novas que estavam a começar a usar a bicicleta, que foram aprendendo.
Posso não ter ido a todas, mas estive atento ao site, e a menos que não tenham relatado tudo em condições, penso que fiquei com a ideia das novas caras que apareciam, e parece-me que não havia pouca gente de fora do círculo, ou o objectivo não era esse?
Não tem a ver com o escolheres quem deve participar ou limitar quem deve participar, acho apenas que perfeito era ter mais pessoas de fora a fazer crescer a cicloficina, e nesse aspecto, o ter um sítio mais central teria ajudado.

Mais uma vez o problema foi não termos um espaço físico em condições, com espaço para as pessoas estarem confortavelmente.
e ainda assim achas que não foi o calcanhar de aquiles?

Yah, sem dúvida. Mas o wishful thinking não passa disso.

O que é que a minha frase tem de wishfull thinking?
A cicloficina é um projecto muito interessante, e é uma coisa que pode tomar muitas direcções, o que eu pretendo é que seja um projecto que cresça mais, independentemente de ser em Lx ou onde for (podemos até ver que no Porto está a crescer bem, e ainda bem), é como eu digo, é um franchising não comercial que pode ter muito sucesso!
enzo
Administrator
graphgraph

enzo wrote:
bsantos wrote:
Posso não ter ido a todas, mas estive atento ao site, e a menos que não tenham relatado tudo em condições, penso que fiquei com a ideia das novas caras que apareciam, e parece-me que não havia pouca gente de fora do círculo, ou o objectivo não era esse?
Não tem a ver com o escolheres quem deve participar ou limitar quem deve participar, acho apenas que perfeito era ter mais pessoas de fora a fazer crescer a cicloficina, e nesse aspecto, o ter um sítio mais central teria ajudado.

Ajudado em quê? Achas que basta querer para as pessoas aparecerem?

e ainda assim achas que não foi o calcanhar de aquiles?

O espaço, não a localização.

Yah, sem dúvida. Mas o wishful thinking não passa disso.

O que é que a minha frase tem de wishfull thinking?
A cicloficina é um projecto muito interessante, e é uma coisa que pode tomar muitas direcções, o que eu pretendo é que seja um projecto que cresça mais, independentemente de ser em Lx ou onde for (podemos até ver que no Porto está a crescer bem, e ainda bem), é como eu digo, é um franchising não comercial que pode ter muito sucesso!

Tu queres que as coisas aconteçam por alguma forma de magia. Ou que aconteçam como queremos.

No Porte têm um espaço físico mais adequado que aquele que tivemos em tempos em Lisboa. Mais uma vez acho que este foi o problema principal.

Podemos desejar muita coisa, mas o facto é que as coisas não acontecem assim.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

P.S. uma coisa que não referi, é que apesar de eu achar que o espaço físico é importante, a cicloficina móvel é uma boa forma de divulgar a cicloficina em si, mas não mais do que isso (pelo menos nos primeiros tempos), porque o que é que adianta levares a cicloficina à comunidade, se essa mesma comunidade quase não anda de bicla?

Daí eu achar que no inicio será uma boa ideia ter uma ciclofinina móvel para "ilustrar" o que se pode fazer, tudo muito "encenado", e mais tarde (com uma boa divulgação), ter pessoas que já saberão que há uma cicloficina (móvel ou não) e farão a sua visita para aprender/arranjar as suas biclas.

Tenho já alguns "fregueses" na calha... quando se organizar um novo espaço ou a cicloficina móvel, vou convidá-los a aparecer.
enzo
Administrator
graphgraph

se estivesses num sítio mais central teria ajudado concerteza a dar visibilidade ao projecto, as pessoas são curiosas e viam o que andas a fazer. Ou achas que não é verdade?

Claro que as coisas devem acontecer como queremos!, é claro que não acontece sempre, mas vê o que aconteceu na primeira cicloficina de LAV, foi uma óptima ideia arranjar "cobaias" para iniciarmos o projecto, e foi um sucesso e deu um gozo tremendo. Achas que foi magia?

Nas edições a seguir houve a perda do espaço + uma descontração maior (que é natural), e nisso a culpa também passa por mim, podia ter investido mais, arranjado mais gente, divulgado mais.

Tenho pena de não poder investir mais tempo nestes projectos, porque são coisas interessantes e com um bom planeamento + divulgação terão mais sucesso ainda.
enzo
Administrator
graphgraph

O problema principal a meu ver é que em Portugal as pessoas não têm noção de "comunidade".
Toda a gente tem carrinho e desloca-se bastante kilómetros para ir fazer o que gosta onde gosta. Para isso têm um decathlonzito que tem café, dá para estoirar guita, os putos vão mexer nas bolas e nos skates, a senhora vai ver roupa e tal enquanto a bicla se arranja e até têm estacionamento grátis para o pópó.
O local da cicloficina de LX era do mais central que há, mas a baixa está "morta". Há pouca gente infelizmente.

A cicloficina móvel vai de encontro ao pessoal e faz mais publicidade q muitos vouchers, mas as pessoas "aproveitam" para arranjar o que têm de arranjar e depois não ligam mais! Até pq nem sabem onde têm de ir!

A minha ideia de cicloficina para L-a-V era ter um espaço físico onde eu e mais voluntários que pudessem passassem as tardes/noite de sexta-feira e partes do fds. Criava-se uma "aura" de comunidade à volta desse espaço e daí partia-se para os diferentes projectos. A publicidade ia partir desses projectos e as pessoas sabiam que tinham um espaço aberto e confortável para ficar. Para ver um filme, ler uns livros ou revistas sobre biclas, arrancar um projecto, trocar peças/acessórios, beber um café, meter as mãos na massa, conversar! E quando precisasse do espaço tinha a chave e utilizava-o.

Isto um dia vai acontecer.....
gnpais
ginga master
graph

gnpais wrote:
O problema principal a meu ver é que em Portugal as pessoas não têm noção de "comunidade".
Toda a gente tem carrinho e desloca-se bastante kilómetros para ir fazer o que gosta onde gosta. Para isso têm um decathlonzito que tem café, dá para estoirar guita, os putos vão mexer nas bolas e nos skates, a senhora vai ver roupa e tal enquanto a bicla se arranja e até têm estacionamento grátis para o pópó.
O local da cicloficina de LX era do mais central que há, mas a baixa está "morta". Há pouca gente infelizmente.

A cicloficina móvel vai de encontro ao pessoal e faz mais publicidade q muitos vouchers, mas as pessoas "aproveitam" para arranjar o que têm de arranjar e depois não ligam mais! Até pq nem sabem onde têm de ir!

A minha ideia de cicloficina para L-a-V era ter um espaço físico onde eu e mais voluntários que pudessem passassem as tardes/noite de sexta-feira e partes do fds. Criava-se uma "aura" de comunidade à volta desse espaço e daí partia-se para os diferentes projectos. A publicidade ia partir desses projectos e as pessoas sabiam que tinham um espaço aberto e confortável para ficar. Para ver um filme, ler uns livros ou revistas sobre biclas, arrancar um projecto, trocar peças/acessórios, beber um café, meter as mãos na massa, conversar! E quando precisasse do espaço tinha a chave e utilizava-o.

Isto um dia vai acontecer.....

Exactamente.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

enzo wrote:
se estivesses num sítio mais central teria ajudado concerteza a dar visibilidade ao projecto, as pessoas são curiosas e viam o que andas a fazer. Ou achas que não é verdade?

Em cima de alguma estátua? Dúvido que chamasses pessoas só por estares mais visível.

Claro que as coisas devem acontecer como queremos!, é claro que não acontece sempre, mas vê o que aconteceu na primeira cicloficina de LAV, foi uma óptima ideia arranjar "cobaias" para iniciarmos o projecto, e foi um sucesso e deu um gozo tremendo. Achas que foi magia?

E aconteceu quantas vezes? Tiveste alguém que pegasse na cena depois? Que se juntasse a organizar? Uma coisa é tu fazeres o que queres para as coisas acontecerem como queres, mas daí a isso acontecer como queres vai um bocado. Quando organizas um evento deste género (um encontro simples nos moldes que definimos), dependemos da vontade das pessoas e do interesse em participar (estar, ajudar). E essa vontade foi mudando pelas pessoas. O facto do espaço ser pouco confortável não ajudou a sedimentar aquilo na cabeça das pessoas. Apareciam para ver, para solucionar alguns problemas e não voltavam.

Nas edições a seguir houve a perda do espaço + uma descontração maior (que é natural), e nisso a culpa também passa por mim, podia ter investido mais, arranjado mais gente, divulgado mais.

Tenho pena de não poder investir mais tempo nestes projectos, porque são coisas interessantes e com um bom planeamento + divulgação terão mais sucesso ainda.

Lá está, as coisas não aconteceram como querias. :-P

Espero que no futuro surjam outras coisas, mas tal como tu estás a dizer, não basta desejar que as coisas sejam como queres, é preciso meter mãos ao trabalho, e mesmo assim elas correm doutra forma.

Eu acho que esta edição da Ciclofina de Lx foi um sucesso. Durou mais que a anterior. Contribuiu de alguma forma para despoletar eventos do género em outros locais. Foi ajudando sempre pessoas novas, mesmo que em número reduzido. Não acabou por desinteresse, acabou por vontade nossa.

Seja como for, a ideia de fazer uma cicloficina móvel em Oeiras poderá ocorrer (talvez sem periodicidade) com ou sem ajuda de mais alguém. E tal como o Gonçalo disse, o espaço é fundamental. Basta ver como são algumas das cicloficinas com sucesso, a localização é importante, mas o sentido de comunidade e o espaço de convívio é fundamental.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

Na minha modesta opinião a cicloficina só funciona com uma boa divulgação. Quem não sabe que ela existe não vai lá. Quem sai à rua para fazer as compras e "tropeça" nela não volta a casa para ir buscar a bicicleta.

A primeira resultou muito bem porque já tinhamos "clientes" antes dela começar. Com o movimento todo de bicicletas é possível que tenha aparecido mais um ou outro cliente atraído pela confusão.

Na minha opinião há 3 factores para que a cicloficina tenha gente:

Publicidade junto a entidades locais(como aconteceu com os escuteiros) para termos uma massa crítica de interessados.

Um local e uma periodicidade fixas, para que os que já apareceram voltem a aparecer e todos saibam quando e onde é.

Claro que um bom local ajuda mas se não se "convencer" à priori a comunidade a aparecer não serve de nada.
mpf
Gold Boarder
graphgraph

mpf wrote:
Na minha modesta opinião a cicloficina só funciona com uma boa divulgação. Quem não sabe que ela existe não vai lá. Quem sai à rua para fazer as compras e "tropeça" nela não volta a casa para ir buscar a bicicleta.

A primeira resultou muito bem porque já tinhamos "clientes" antes dela começar. Com o movimento todo de bicicletas é possível que tenha aparecido mais um ou outro cliente atraído pela confusão.

Na minha opinião há 3 factores para que a cicloficina tenha gente:

Publicidade junto a entidades locais(como aconteceu com os escuteiros) para termos uma massa crítica de interessados.

Tentámos contactar várias entidades em Lisboa e não recebemos respostas de ninguém. Isso parte do pressuposto que existe interesse em participar o que pode não ser o caso.

Um local e uma periodicidade fixas, para que os que já apareceram voltem a aparecer e todos saibam quando e onde é.

Não chega, as pessoas não voltam só por o local ser fixo.

Claro que um bom local ajuda mas se não se "convencer" à priori a comunidade a aparecer não serve de nada.

É fundamental ter um local onde se possa estar, trabalhar e acolher as pessoas. Não depender da participação de ninguém e trabalhar com um core forte e com projectos a desenvolver (earn a bike, workshops, etc). Não vamos convencer as pessoas sem mostrar "obra feita", e isso pode ver-se nos projectos do género que surgiram nos outros países, cá não será muito diferente.

Ou seja:

1- Definir um grupo de pelo menos 4 pessoas (2 mesmo dedicadas a fundo, 2 para ajudar);
2- Arranjar um espaço onde se possa trabalhar, guardar material e acolher os participantes;
3- Definir projectos que arranquem sem ser necessário depender de ninguém;
4- Arrancar com os projectos, divulgação;
5- Perseverar;
6- Perseverar;
7- Perseverar;
8- Perseverar;
9- Perseverar mais um bocado;
10- Acolher voluntários, doações;
11- Perseverar;
12- Começar a doar bicicletas à comunidade;
13- Perseverar;
14- Criar parcerias com entidades que possam ajudar à recolha e atribuição das bicicletas recuperadas;
15- Perseverar;
16- Perseverar;
17- Mudar para um espaço maior porque já não cabem neste todas as doações e peças;
18- Começar a receber malta para reparações com mais frequência;
19- Perseverar;
20- Acolher mais voluntários;
21- Branching para unidades mais locais que o armazém principal onde recolher as bicicletas, fazer reparações, etc,...
22- Perseverar;
23- Perseverar;
24- Dominar o país;
25- Dominar o mundo!!1!!!1

bsantos
Expert Boarder
graphgraph

Go to topPage: 12
Moderators: gnpais