Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

ciclo-via e as ciclovias
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 12
TOPIC: ciclo-via e as ciclovias
ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 2 Weeks ago Karma: 2
há alguns tempos que estou para criar este tema, porque acho que é importante termos no site uma descrição do que somos e o que pretendemos, até porque o nome do grupo (ciclo-via) pode dar a entender que somos algum grupo criado para defender as ciclovias, mas a verdade é que muitos de nós defendemos tudo menos as ciclovias porque segregam os ciclistas...

A meu ver, o nome ciclo-via é uma metáfora/símbolo que representa a via da bicla (trocadilho), mas gostava de afinar convosco a nossa "carta de princípios"...
enzo
Administrator
graphgraph
User Offline Click here to see the profile of this user
The topic has been locked.

Re: ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 2 Weeks ago Karma: 2
Sim...há tempos falámos em fazer o rebranding do ciclo-via.org...mas como não suscitou muito interesse e já estava alguma coisa feita não se avançou.

Não vejo grande problema nisso...até é bom que a malta venha cá através de pesquisas sobre ciclovias e tunga apanhar com as críticas/alternativas às mesmas.
Até porque ciclovias de lazer ou MEGA-ciclovias (as vias rápidas) são benvindas (IMHO)

Ciclovia - via segregada para ciclistas
Ciclo-via - a via do ciclismo, da bicicleta
gnpais
ginga master
graph

Re:ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 1 Week ago Karma: 2
temos que ser mais abrangentes, a via da bicicleta exclui os trikes (?) podia ser "das coisas cicláveis"

é difícil ser abrangente porque não sei bem qual é o termo que identifica tudo o que é ciclável...
enzo
Administrator
graphgraph

Re:ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 1 Week ago Karma: 0
Eu não mexia no nome.
Mais importante que o nome é aquilo que se faz.
Já agora, como é que está a questão do local para as cicloficinas?
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 1 Week ago Karma: 1
o nome está bem, vamos é ocuparmo-nos de outras coisas
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

Re:ciclo-via e as ciclovias 5 Months, 1 Week ago Karma: 2
também acho que o nome se deve manter, o que sugeri foi que se arranje uma definição para o que fazemos/pretendemos fazer. O Gonçalo deu uma boa resposta, gostava de ter também as vossas sugestões.
enzo
Administrator
graphgraph

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 4 Weeks ago Karma: 2
Ultimamente tenho falado a algumas pessoas na Ciclo-Via, e imediatamente vem logo a questão das ciclovias para a discussão... lá explico que não, não somos um grupo para promover as ciclovias, mas o que noto, é que as pessoas ficam sem perceber muito bem a questão, e acabam por ficar confusas (estou a falar de pessoas que estão "por fora" destas questões - apesar de muitas delas andarem de bicicleta)

Simplesmente as pessoas têm dificuldade em perceber como é que um grupo chamado Ciclo-Via, não quer ciclovias (já acham estranho que quem ande de bicicleta não as queira) - e o que é certo, é que sempre que alguém ouve falar em Ciclo-Via, vai pensar que é algo a ver com ciclovias (pois para cada uma pessoa a quem explicamos, deverá haver umas centenas que não nos perguntam, nem sequer vão ler algo sobre o assunto - apenas passa a "mensagem das ciclovias"

Desculpem lá desenterrar esta discussão - embora já aqui se tenha falado em trocar de nome, e muitos acharam que se devia manter... sinceramente... cada vez acho mais que se devia mudar.
miguelbarroso
Expert Boarder
graphgraph
Gender: Male TAMBSTUDIO arquitectura | design Location: Miraflores - Algés Birthday: 05/14

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 3 Weeks ago Karma: 2
Uff....se não me engano, o segundo nome mais votado era roda-viva, mas não me parece...até pq penso todos concordarmos com a existencia de ciclovias de lazer por exemplo. A ciclovia é uma via onde a bicla tem prioridade...para nós a bicla deve ter prioridade! Tem tudo a ver...lembro-me de falar com o pessoal que era um projecto comunitário (de comunidade) e pensavam ser um projecto da comunidade europeia!!! eheh

Depois de tudo o que temos construído não sei se é assim tão necessário....mas digam de vossa justiça
gnpais
ginga master
graph

O resto da malta pode-se pronunciar sobre isto?? é pq fica muita coisa pendente...a e-zine, cartazes, folhetos, etc......
se até ao fds não se definir nada eu ficava com o nome e está a andar de BICLA! ;o)
gnpais
ginga master
graph

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 3 Weeks ago Karma: 0
Conforme já referi neste tópico, por mim o nome mantém-se.
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Obrigado pela resposta mpf, preciso de saber a opinião pelo menos da malta + activa, o Enzo, o casal a pedal, o Fábio, o Mad_Phil, o Hernani...
gnpais
ginga master
graph

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 3 Weeks ago Karma: 1
A questao é sobre o nome?
Ciclo-Via pa mim está optimo, nao se mexe mais
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

no inicio deste projecto valeria a pena mudar, mas para mim nesta fase mantém-se, até porque o segundo post neste tópico (do Gonçalo), diz aquilo que eu penso:

Ciclovia - via segregada para ciclistas
Ciclo-via - a via do ciclismo, da bicicleta
enzo
Administrator
graphgraph

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 3 Weeks ago Karma: 0
Eu ainda sou muito novo por cá, pelo que o meu "voto na matéria" pesa pouco, mas se o fórum já está a rolar há algum tempo, não vejo razões para se trocar o nome.
No meu caso, até há alguns dias atrás não conhecia este fórum e assim que comecei a pesquisar sobre a utilização citadina da bicicleta, rapidamente vim cá parar. O nome não foi nenhum obstáculo. Pelo contrário. Essas questões sobre vantagens e desvantagens das ciclovias são conteúdos que depois se vão discutindo por aqui, mas em nada chocam com a filosofia do fórum. Acho eu...
Cumps
Júlio
JSantos
Fresh Boarder
graphgraph

Re:ciclo-via e as ciclovias 3 Months, 3 Weeks ago Karma: 1
Mto telegrafica/: acho q n vale a pena mudar o nome. A cena já tem momentum para estar a mudar a meio do jogo, e é um pormenor de pouca importância pq n contraria nenhum princípio importante nem nada. Acho que o facto de suscitar logo a conversa das ciclovias é uma coisa boa pq nos obriga a abordar logo esse tema.
anabananasplit
Senior Boarder
graphgraph

Go to topPage: 12
Moderators: gnpais