No fim d e semana 31-1-2-3 armei-me em turista estrangeiro, peguei no meu trike e fui conhecer a Ecovia Litoral no ALLgarve.
A´idéia era começar em VRSA e pedalar por essa badalada Ecovia até Lagos, sem recorrer a gps, orientando-me pela sinalização e pelos folhetos dos Postos de Turismo. 4 dias para fazer cerca de 200 km chegava e sobrava. Para tal apanhei o combóio do Barreiro para Faro e daqui para VRSA. A bordo deste último conheci 2 casais de algarvios que com as suas bikes íam fazer o "reconhecimento" do percurso da Ecovia de Tavira para Faro. A idéia deles era trazer turistas para esta zona do Algarve.
Este é o saldo dessa viagem:
Ao fim destes 4 dias só consegui fazer alguns trechos entre Cabanas de Tavira - Fuzeta e Quarteira - Faro.
Pelo meio ficaram muitas notas, muitas observações negativas e muita pedalada na tristemente famosa Nacional 125.
Este é o rescaldo, com mapas, fotos de paisagens lindissimas, fotos de sinalização hilariante.
1º TROÇO: VRSA - CABANAS DE TAVIRA
Neste primeiro troço do Ecovia pretendia ligar VRSA a Cabanas de Tavira.
Os turistas que queiram fazer este troço, ou chegam de Espanha, via ferry, ou de Portugal pelo combóio.
No meu caso que cheguei a VRSA de combóio, não tinha qualquer indicação da localização do inicio da Ecovia, mas pelo que já me tinha apercebido pelo Google maps (lá me recorri eu de mapas) a dita cuja começava perto do Posto Marítimo, para onde me dirigi.
Efectivamente, mesmo no Posto marítimo existe um painel com a informação geral do percurso e mais informação sem utilidade significativa. Faltava o essencial: deste ponto que sentido tomar para começar a pedalar!
Procurei pelo Posto de Turismo, mas em informações recolhidas junto dos habitantes locais, já não existe Posto de Turismo em VRSA (uma cidade fronteiriça), só em Monte Gordo.
Vislumbrei ao longe um tapete avermelhado, ei-la, pensei eu. Engano, esse tapete atravessava a Avenida da Republica, prolongava-se pelo passeio e voltava a travessar a Avenida e perdia-se no paredão....
Presumi que deveria continuar algures, pedalei ao longo do paredão até à Rotunda que dá acesso à EN 511 que me levaria até Monte Gordo.
Estava eu a entrar em Monte Gordo e eis que perco de vista a Ciclovia, a sinalização acabava no inicio da povoação.
Dirigi-me então ao Posto de Turismo onde fiquei a saber que os Turistas só tinham direito a informação durante os dias de semana, aos fins-de-semana que é quando existe tempo disponivel para passear, Portugal não apoiava os turistas que vinham cá gastar dinheiro.
Depois de umas voltas à procura de alguma sinalização que me indicasse o sentido/existência da Ecovia, deparei-me com um placard sinalizador de percurso pedestre. Como não via nenhuma indicação de ecovia, limitei-me a seguir a N125 até Cabanas de Tavira.
Percurso que fiz:
www.gpsies.com/map.do?fileId=okpogdusmwvftxqo
Percurso que era suposto fazer na Ecovia:
www.gpsies.com/map.do?fileId=dipuqbaqpofchyom
---->CONCLUSÃO
Sinalização: Escassa, inadequada e quando existente profusa no aspecto e cor. Ora pode ser um marco amarelo (as vezes escondido pela vegetação), um traço azul, uns simbolos de bicicleta .....totalmente inadequada, pouco elucidativa, dando a entender que a sinalização foi feita num escritório e não em função do terreno.
A Melhorar: A sinalização útil (vem dali segue por ali), a uniformização da sinalização fora das vilas e a marcação (re pintura) do percurso que atravessa as vilas para o turista não se perder.
2º TROÇO: CABANAS DE TAVIRA - QUARTEIRA
No Parque de Campismo onde fiquei, em Cabanas de Tavira tentei obter informações sobre a localização da Ecovia e sua direcção. As empregadas da recepção disseram-me que existia mas que a sinalização do percurso era tão má que elas próprias se perdiam e raramente conseguiam ir muito longe. Hmmmm interessante, esta Ecovia é do melhor que há, pensei eu.
Na manhã seguinte lá me dirigi ao "ponto" de inicio da Ecovia naquela povoação e passados 200metros já me tinha perdido, andava na direcção oposto, e isto porque invariávelmente nos crizqamentos ou onde é suposto haver uma mudança de direção, não existe um sinal explicito com uma seta a indicar o caminho. Lá voltei para trás e quando já me tinha convencido que tinha perdido a Ecovia novamente, eis que encontrei um poste (são postes de 40cm, com o topo pintado a amarelo, e que quando foram colocados a vegetação silvestre ao redor foi limpa, agora a vegetação cresceu, e os postes ficam escondidos. Não podiam ter feito uns postes mais altos?
Mas eu estava finalmente na Ecovia, no meu segundo dia de viagem e finalmente pedalava na Ecovia.
O percurso entre Cabanas e Olhão é dos mais pitorescos, fantásticos e magnificos que já vi, embora sendo maioritáriamente em terra batida, o percurso serpenteia as salinas e o Parque Natural da Ria Formosa. Um percurso digno de visita, digno de ser dado a conhecer aos nossos turistas para que vejam que o algarve não são só torres de betão, aldeamentos e praias. Temos paisagens magníficas e uma fauna variada.
Atravessar Tavira foi complicado, porque embora exista uma lista azul no chão, nunca sabemos que faz parte da Ecovia ou de uma ciclovia antiga, e a dado momento a lista está tão esbatida que se perde o sentido de saída da cidade.
No Posto de Turismo de Tavira, dificilmente acessivel a cicloturistas (fica escondido e atrás de uma enorme escadaria), a empregada local ficou admirada de eu lhe perguntar sobre informação acerca da Ecovia. "Não tenho nada sobre isso" o máximo que lhe posso fazer é indicar-lhe aqui no mapa como sair da cidade pela Ecovia para Faro.
Consegui sair de Tavira em direcção à Fuzeta sem problemas.
Atravessar a Fuzeta deparei-me com o mesmo problema, falta de sinalização que indique ao turista o caminho a seguir para atravessar a localidade e continuar viagem na Ecovia.
Depois perdi-me de novo, acho eu, e entrei em Faro pela N125. Aí encontrei um tapete avermelhado(ciclovia) que me levou até quase à marina de Faro, embora na entrada das muralhas ficasse um pouco perplexo sobre o caminho a seguir por falta de sinalização adequada.
Passada a Marina, de novo perdido, pelo que tive que fazer o percurso Faro - Quarteira, pela N125 até ao Camping da Orbitur na Quarteira.
Nessa noite fui verificar oa mapas na internet e consegui "descobrir" o "inicio" da Ecovia na Praia da Quarteira para Faro.
3º TROÇO: QUARTEIRA - FARO
O Percurso inicial na Praia da Quarteira é bem sinalizado,
em actualização....