|
Algumas dicas 10 Months, 2 Weeks ago
|
|
|
Dicas importantes para qualquer ciclista
Bicicleta é bicicleta; automóvel é automóvel - ponto final.
Nunca use a bicicleta da mesma forma que usa um veículo motorizado. Lembre-se que o caminho mais seguro para a bicicleta pode ser diferente do automóvel.
Nada é mais seguro que:
1. usar o bom senso - use e abuse
2. ser cordial e simpático
3. ser bem visível
4. olhar para a frente e antecipar os acontecimentos
5. sinalizar bem suas intenções
Sempre!
1. usar bom equipamento
2. ser o mais suave possível na condução da bicicleta
3. preservar energia para o momento necessário
4. respeitar os outros e muito em especial os pedestres
5. pedalar à direita e em linha recta.
Os acidentes acontecem?
Claro que sim, mas 95% dos acidentes acontecem nos cruzamentos e esquinas.
contramão NÃO! Olhar para trás NÂO! Bebida definitivamente não dá pedal.
Faz toda a diferença:
estabelecer contato visual: olhe nos olhos e saiba o que o outro vai fazer.
Para uma vida de qualidade:
hidratação constante; alimentação e alongamentos corretos; dormir bem e ser feliz!
Nota final:
Cordialidade e educação é o melhor caminho para a segurança e qualidade de vida.
(texto adaptado)
Cumprimentos,
VHA
|
|
|
|
|
|
|
Re:Algumas dicas 10 Months, 1 Week ago
|
|
viva
Ainda há alguma coisa a acrescentar, mas para começar está muito bom!
Andar em contramão NÃO porquê?
Há quem consiga ver que não há mal nenhum nisso (sempre com calma, atenção e civismo) que até o legalize:
(FOTO TIRADA EM TAVIRA):
Abraço
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
Ah...e o pedalar à direita tem os seus "quês"...em algumas zonas é a melhor maneira de promoveres as razias pelos carros!
Eu diria: pedalar à direita o suficiente para não colocar a nossa vida em risco (que é o que diz no CE e tudo!!)
Abraço
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
Boas,
O sinal de sentido proibido que aí está não conheço em que circunstâncias está a ser aplicado mas nada me admira nas sinalizações tugas - já vi muito pior heheheh
Cumprimentos,
VHA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Não achas bem? é um sinal muito comum na Holanda, Alemanha, Dinamarca e outros países "sub-desenvolvidos". Devias alegrar-te por estarem a considerar a bicicleta como um veículo com prioridade numa cidade!
Nesses países, até há semáforos em que está vermelho para os carros e amarelo para as biclas que viram para a direita!!
Os sentidos únicos, os semáforos, as lombas são "criações" feitas para tentar "alentar" os carros...muitos não tem lógica serem aplicados às biclas, peões, etc...
abraço
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
Eu concordo com o Gonçalo, e na semana passada fiquei a saber que pelos vistos as lombas são ilegais??? (aparentemente não estão no código da estrada e depois de alguns acidentes (com carros) houve processos em tribunal e ganharam com a defesa de que não constam no CE), tenho que confirmar isto (talvez a Ana possa saber?).
As "regras" que o Lagosta colocou são um bom ponto de partida, mas infelizmente a maioria das regras de trânsito foram feitas para os blocos de metal pesado (carros, etc).
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
Boas,
Eu não escrevi que achava bem ou que achava mal. Só escrevi, e volto a escrever, que não conheço em que circunstâncias o sinal em causa está a ser aplicado. Também volto a escrever que tendo visto muitas sinalizações que existem por terras lusas (incluindo as Regiões Autónomas - claro), já muito pouco me admiro.
Cumprimentos,
VHA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
se queres ver soinalização inventada, vê o tópico da ciclovia entre Belém e Cais do Sodré...
e ao vivo ainda é mais impressionante (no mau sentido, na minha opinião).
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
Sorry lagosta..o teu "já vi pior" pareceu-me depreciativo.
O sinal está numa via de sentido único numa zona do centro. Lá está numa zona onde a circulação automóvel é caótica devido à reduzida largura das vias (onde o transito automovel devia ser interdito mesmo), os sentidos únicos servem para que estes possam circular sem stress. Para as biclas o sentido único obriga a dar uma volta quase que a todo o centro histórico....
abraço
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
Boas,
As minhas sinceras desculpas ao sinal ofendido.
Cumprimentos,
VHA
|
|
|
|
|
|
|
|
|