Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

Chuva no commuting
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 12
TOPIC: Chuva no commuting
Chuva no commuting 8 Months ago Karma: 2
Bom..a malta quer saber como pedalar com chuva na ida e volta do trabalho.

Existem vários cenários, e eu vou dizer os meus:

1.Quando vou a pedalar o caminho todo (12Kms) ponho o equipamento xpto e a "cassete não ligues para a chuva". Tenho umas calças e uma camisola de licra, ponho um impermeável fino, sapatos de mergulho, óculos claros e luvas com dedos (estas ainda faltam).

Sei que quando chegar vou ter banho quente à minha espera e levo muda num saco impermeável. (tenho sempre uma muda no trabalho).

2.vou de transportes. Faço 3kms de bicla e o resto de transp. Uso umas botas impermeáveis ou coloco umas galochas (subtis). Coloco umas calças impermeáveis XXL por cima da roupa, o impermeável e um poncho XXL por cima. Costumo safar-me. Se nao houver vento, ponho o chapéu de chuva no drybike e lá vou eu (ter uma Xtra ajuuuuda bastante).

3.míudos. Tenho um poncho para o Gugas que coloco por cima das suas roupas, e ele usa galochas. Ando a pensar numa protecção para a chuva para trás que está quase, quase...

...claro que a minha bicla tem guarda-lamas bem compridos...
gnpais
ginga master
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
The administrator has disabled public write access.

Re:Chuva no commuting 8 Months ago Karma: 0
gnpais wrote:
...claro que a minha bicla tem guarda-lamas bem compridos...

Apercebi-me que o "spoiler" no pára-lamas da frente evita a maior parte dos salpicos nas calças, ou os sprays nos sapatos.

Quero experimentar um boné à prova de água em conjunto com capuz do casaco para limitar a água na cara.

Eu uso um casaco impermeável, calças impermeáveis quando já chove ou vai chover muito, ou as rainmates quando não parece ir chover, ou chove pouco. Quer as calças, quer as rainmates, também dão uma ajuda para o frio.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

Re:Chuva no commuting 8 Months ago Karma: 2
Um artigo sobre o assunto: www.urbanvelo.org/issue17/p74-75.html
miguelbarroso
Expert Boarder
graphgraph
Gender: Male TAMBSTUDIO arquitectura | design Location: Miraflores - Algés Birthday: 05/14

bsantos wrote:
(...) calças impermeáveis quando já chove ou vai chover muito (...)
são mesmo calças impermeáveis? ou umas sobre-calças?

Se forem calças gostava de saber onde arranjaste, acho muito mais práticas do que umas sobre-calças que fazem transpirar muito!
enzo
Administrator
graphgraph
Last Edit: 2010/01/11 03:39 By enzo.

São de uma marca que vendemos. Ando a experimentá-las. Têm um fecho quase até cima e velcros para o caso de quereres que entre ar mas não água.

Não me apercebo muito de ficar transpirado com estas calças mesmo com os fechos corridos até baixo. Vou tomar mais atenção a isso nas próximas utilizações. Depois vou escrever uma review. Têm uma malha na zona dos joelhos que tem dado muito jeito nestes últimos dias! Como são feitas para andar de bike têm ainda as zona dos joelhos preparada para os movimentos, não dando aquela sensação de estar a puxar as calças para cima e para baixo quando pedalas.
bsantos
Expert Boarder
graphgraph

Re:Chuva no commuting 8 Months ago Karma: 1
Bem, não tem nada a ver, mas quem sabe...
Como viram, eu comprei um fato de neoprene para bodyboard.
Resultados: Apesar da chuvada que apanhámos, cheguei quente e seco a casa.
Pontos a melhorar: luvas e pés
Acho que para ambos os membros se pode utilizar luvas e "sapatos" neoprene de outros desportos.
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

A minha experiência é um pouco diferente pois não vou de bicla para o trabalho, mas ando regularmente à chuva de moto.

Quando ando de bicicleta à chuva levo apenas uma sweat shirt e um impermeável leve. O impermeável impede o suor de sair por isso não se pode pôr directamente por cima da pele pois arrefece muito. Uso luvas com dedos que são quentes apesar de molhadas e opto por molhar-me todo sabendo que se tiver o tronco/braços quente e seco e estiver a fazer exercício não arrefeço muito. Por vezes acabo por ficar com os pés frios.

De moto uso umas botas impermeáveis, sobre calças impermeáveis e um impermeável leve para o tronco. A única coisa que se molha são as luvas que são muito grossas e raramente a água chega lá dentro. O problema é que não é boa ideia fazer esforço com tanto impermeável...

Acho que a ideia de usar um fato de body board não é boa pois o corpo vai aquecer demasiado sem possibilidade de dissipar o calor. Só em dias extremamente frios é que vai ser agradável.

Para não molhar as mãos, uma possibilidade é utilizar por cima de luvas com dedos umas luvas de borracha, do género das que se usam para lavar a loiça mas um pouco mais grossas e pretas (por questões estéticas).
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:Chuva no commuting 8 Months ago Karma: 1
Miguel, no caso de ontem (domingo) estava a chover e um frio de rachar, o fato de bodyboard manteve-me quente e enxuto.
Claro que se estivesse a chover e uma temperatura quente eu afogava-me em suor
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

shop.gravityzero.it/product.php~idx~~~292~~datasetpointer~~~1~~GRAVITY+ZERO+RANGER+TXT~.html

bsantos
Expert Boarder
graphgraph

Um relato curioso: lisboadebicicleta.blogspot.com/2010/01/hoje-foi-divertido.html

Eu hoje tinha de ir à CM de Almada entregar um projecto, e com o "dilúvio" que estava, deixei a bicicleta em casa
miguelbarroso
Expert Boarder
graphgraph
Gender: Male TAMBSTUDIO arquitectura | design Location: Miraflores - Algés Birthday: 05/14

Eu hoje apanhei uma molha tal que decidi ir de metro (novamente), para mim só foi divertido depois de um banho quente e de uma roupa seca

Tenho mesmo que afinar as roupas + calçado para chuva, foi uma ida, reunião e volta muito desagradável, pés molhados é mesmo desconfortável

Ainda pensei em levar umas meias, mas como pensei que as botas que usei davam para aguentar, lixei-me.
enzo
Administrator
graphgraph

Eu,como de costume, fui de moto, apanhei a chuva e o vento e também não me molhei. Desde que tenha o vestuário adequado e um sítio seco para despir os impermeáveis não me importo de andar à chuva.
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:Chuva no commuting 7 Months, 4 Weeks ago Karma: 0
Infelizmente o equipamento de ciclismo para chuva disponível nas lojas de desporto ou é inexistente, ou é demaisiado orientado para competição, ou simplesmente é mau demais para ser verdade. Resume-se normalmente a licras justinhas ou autênticos sacos de plástico largueirões e que tornam impossível a transpiração. De todo o material que uso para chuva nenhum foi especificamente desenhado para o ciclismo.

Nos pés costumo usar botas de montanha quentes e impermeáveis.

Para o tronco a minha melhor e também mais recente aquisição foi este corta-vento que foi desenhado para quem pratica vela. Recomendo, é leve, impermeável e transpirável. Caso esteja frio, uso mais uma ou duas camisolas por baixo, se estiver calor, basta uma t-shirt.

O calcanhar de Aquiles do meu equipamento são mesmo as calças para chuva. De facto são impermeáveis e quentes como é desejável mas são também intranspiráveis e bastante volumosas. Por isto, estou a pensar voltar à secção de vela e adquirir umas jardineiras destas. São feitas do mesmo material do corta-vento do qual fiquei fã.
easy
Fresh Boarder
graphgraph
Last Edit: 2010/01/14 15:54 By easy.

Re:Chuva no commuting 7 Months, 4 Weeks ago Karma: 0
O material que tenho comprado com membranas respiráveis (novadry, gore-tex, etc) ao fim de dois ou três anos começa a meter água.
É azar meu ou há mais gente com a mesma experiência?
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:Chuva no commuting 7 Months, 4 Weeks ago Karma: 2
Não é azar teu. Eu tb não me safo.
Impermeabilidade é sempre relativa (tens de tratar as membranas e ter muito cuidado para não rasgar etc.) e no caso de andar de bicla o "tratamento" que damos ao material é sempre agressivo para além de que o que transpiramos ultrapassa em muito o previsto pelas ditas membranas...

Quando chove equipo-me como já disse e tento integrar ao máximo a deslocação com os TP...e vai dando para safar. Quando se tem de ir a vários sítios já não ajuda muito :os
gnpais
ginga master
graph

Go to topPage: 12
Moderators: gnpais