|
guarda-lamas 9 Months, 1 Week ago
|
|
este podia perfeitamente estar na secção dos "materiais", mas enfim...
comprei há uns meses uns guarda-lamas para a minha GT: www.sks-germany.com/sks.php?l=en&a=product&i=6409800121
Só há uns dias é que consegui finalmente experimentar à chuva, e devo dizer que apesar de darem bastante trabalho a colocar, valem a pena!
Há ainda um spoiler que se pôe no guarda-lamas da frente, mas é um extra e eu não o comprei, em princípio vou fazer um com um pedaço de câmara de ar, penso que ajudará a evitar aqueles pequenos salpicos (apenas atigem a zona da canela mas pouco, fora isso é impecável!).
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
Re: guarda-lamas 6 Months, 1 Week ago
|
|
|
Tenho uns parecidos com esses, pertencem à bicicleta B'Twin Elops 5, ou seja, tive de os encomendar na Decathlon. Custaram 12 € e já traziam o spoiler incluído, tanto no da frente, como no de trás.
Montar pára-lamas feitos para citadinas numa BTT, à partida, não é fácil. E não foi. Para já, em todos os sítios onde levariam parafusos, têm daquelas abraçadeiras de plástico. Depois, aquela porra roçava-me no pneu, pois vi que a largura é mesmo à justinha.
Enfim, foi um "trabalhinho", mas valeu a pena. Agora as poças até soam melhor...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para bicicletas de BTT há guarda-lamas de BTT.
Eu tenho uns antigos da Scott, modelo voltage (bem feios por sinal mas bastante eficazes). Não impedem totalmente os salpicos pois são mais elevados que os de cidade, mas são o suficiente para não se chegar a casa com aquelas bandas castanhas à frente e atrás. A Zefal e a BBB também têm bons modelos.
Em alternativa, se andas só em estrada podes pôr pneus de estrada, que são mais estreitos que os de BTT e já não roçam no guarda-lamas. Como bonus tens uma resistência de rolamento menor por isso vais andar mais rápido.
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
|
Eu tb instalei os SKS P65 na minha GT - deu trabalho, mas agora é fenomenal - em comparação com para-lamas para BTT, não tem nada a ver (eu tenho desses, e uso na minha Santa Cruz, quando as condições do terreno assim o obrigam - evita chegar a casa com 1Kg de lama nas costas). Em estrada, com roupa normal, os guarda lamas de BTT, deixam escapar na mesma muita água suja...
Ainda não senti falta do spoiler (talvez seja do piso dos meus pneus, que não levantem muita água?)
|
|
|
|
|
|
|
Re:guarda-lamas 6 Months, 1 Week ago
|
|
|
eu penso que faz falta o spoiler, mas só depois de o fazer e colocar é que posso dizer com mais certeza se faz diferença.
P.S. no outro dia vi uma das desvantagens destes guarda-lamas mais próximos dos pneus, que foi o facto de me ter metido por uns caminhos e depois de muita lama, as rodas nem mexiam, isto porque a lama estava a ser bloqueada pelos guarda-lamas, que a espremiam contra os pneus...
Fora isso parecem-me fixes, embora também reparei que os "pinos" que seguram os ferros, são frágeis e acidentalment dei um biqueiro num, e partiu-se logo, e agora com a trepidação faz bastante barulho (o gaurda-lamas a bater no ferro ou semelhante). Coloquei uma tira de fita isoladora e resolvi o assunto, mas mesmo assim acho um problema ter aqueles pirulitos à mão (ou melhor, ao "pé") para levarem um biqueiro...
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
Spoiler (ou mudflap)! Nunca mais me apercebi de ter salpicos nas calças!
Há versões "oficiais", em borracha moldada, outros flexíveis em borracha, plástico, cabedal, mas são fáceis de emular com câmaras de ar usadas (idealmente reforçando-as colando várias camadas para não esvoaçarem).
Não compreendo quem tenha bicicleta que use no dia-a-dia sem pára/guarda(hopefully not)-lamas... :-P
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Last Edit: 2010/01/21 00:32 By bsantos.
|
|
|
|
|
|
ahaha o que eu me ri com o "biqueiro" acidental! ahaha
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
Os guarda-lamas de BTT e os de estrada servem para coisas diferentes. Os de estrada são mais eficazes a impedir salpicos de água mas se apanham lama tendem a prender a roda ou mesmo partir. Os de BTT dão-se muito bem com a lama mas não são tão eficazes com a água. No fundo é o que o Miguel e o Enzo já disseram.
O que me parece é que quando se opta por guarda-lamas de estrada está-se a assumir que a bicicleta não vai andar na lama, por isso provavelmente vale também a pena mudar os pneus para uns de estrada e beneficiar do menor atrito de rolamento.
Se os pneus mais adequados para a utilização que se faz da bicicleta são pneus de BTT provavelmente então os guarda-lamas mais indicados também serão de BTT.
Claro que podem existir excepções mas a minha experiência vai no sentido do que acabei de dizer.
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
Tens razão, Miguel, mas vou-te explicar o meu caso.
Como já referi, a minha é BTT, mais precisamente uma Scott Scale 50.
Ora bem, para uso urbano, uma citadina ou algo de gama ligeiramente acima chega e sobra. Então, porque raio a minha é uma BTT?
Porque o meu pai assim quis. Ele pode não ser rico, mas meteu-se-lhe na cabeça montar-me uma bicicleta, de raíz. E montou. Claro que uma comprada às peças e montada a posteriori sai substancialmente mais cara do que uma comprada na loja, mas ele quis construír-me uma, para que fosse única, e quis que fosse BTT.
Quando digo que é uma Scott Scale 50, estou a mentir, porque desta marca e modelo só tenho o quadro; o resto não tem nada a ver com a Scott. Mas como, geralmente é o quadro que define a marca de uma bici...
Posso dizer que a tenho desde Agosto de 2007.
Portanto, como muito "bom" português, tenho um SUV que só uso em estrada, daí ter optado por pára-lamas de cidade. Eventualmente poderei ir para os trilhos, um dia destes, para ver como eles se comportam. A grande vantagem deste SUV é que posso utilizá-lo sem nunca sentir culpa nenhuma  , porque é um SUV "não fumador".
Gonçalo, ris-te com o biqueiro acidental, mas o que é certo é que, por vezes, faz jeito. Ainda ontem, o meu da frente estava a fazer uns barulhos esquisitos. Roçava no pneu, porque estava descaído. Por várias vezes, encostava e tentava remediar à mão, mas não havia meio. Até que me passei com aquela gaita e mandei-lhe um grandessíssimo pontapé. O que é facto é que nunca mais fez barulho nenhum. E esta, hem?!
|
|
|
|
Last Edit: 2010/01/21 07:40 By Diogo.
|
|
|
|
|
|
mesmo sendo uma bicla DIY, podes sempre colocar uns pneus de cidade...
P.S. não tem a ver com o tema do post, mas muitas biclas às peças conseguem ser mais baratas do que nas lojas, isto nos casos em que as peças são de gamas altas (posso estar enganado, mas é o que me parece... Bruno, tu que és do lado das vendas, o que achas?)
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
Não te sei responder com certeza porque não é algo que tenha analisado recentemente, tenho uma ideia vaga.
Sei que depende da marca. Há marcas que não fazem descontos em quantidade tipo OEM para não reduzir o valor do produto. Logo ai o preço de venda directa pode ser igual ao pago pelo fabricante (e este apenas jogar com as margens dele), e o conjunto ficar ao mesmo preço que comprando tudo às peças. Talvez nas peças de alta gama seja essa a política que talvez torne possível montar uma bicicleta por preço inferior.
O que também pode acontecer é conseguir encontrar vendas aqui e ali com preços mais em conta. Peças das épocas anteriores também pode ser uma forma de montar conjuntos melhores a menor preço...

|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Em geral, uma bicicleta montada sai substancialmente mais barata que uma às peças - em certos casos, o somatório dos componentes, custa mais do que o preço de alguns modelos, principalmente nas marcas de grande consumo: Scott, Specialized, GT, Rockrider, BH, etc...
|
|
|
|
|
|
|
Re:guarda-lamas 6 Months ago
|
|
|
acho que faz sentido, porque conseguem peças em grandes quantidades (e com desconto provavelmente).
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
Re:guarda-lamas 6 Months ago
|
|
|
Há marcas que não fazem isso para não desvalorizar o produto. Pode é depender das gamas em que aplicam essa política.
|
|
|
|
|
|
|