Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

Free Radical da XTRACYCLE
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 12
TOPIC: Free Radical da XTRACYCLE
Free Radical da XTRACYCLE 1 Year, 6 Months ago Karma: 2
TENHO UM S.U.B.

Não, não é um S.U.V. dito com a pronúncia beirã, mas sim uma Sports Utility Bike!

O Bruno da CaP (Cenas a Pedal)montou-me um free radical na Timberlina.

Conhecedores do meu gosto genuíno por este produto, ele e a Ana cederam-me um para testar durante dois meses.

A montagem do kit é relativamente simples, apesar de ser aconselhado a montagem por um profissional. Tem que se trocar os cabos do travão traseiro e do desviador, para além de se incrementar a corrente.

Como a minha transmissão já tinha uns bons kilómetros em cima (nem digo há quanto tempo ando com aquela corrente e carretos!!!) aproveitei para pedir ao Bruno que me substituisse a cassete, e mais tarde colocarei novos pratos à frente.
O Bruno gosta mesmo de mecânica de bicicletas e tem gosto e paciência para desmanchar todas as pecinhas, limpá-las e lubrificá-las. Acho que poupei uns kilitos à paleta da limpeza da transmissão. ;oP

Por falar em pesos, como ia fazer esta alteração e testar o free-radical, aproveitei para pesar os vários componentes:

A GT (com ferramentas) pesa 15 Kgs
conjunto porta-bagagens, guarda-lamas traseiro e alforges, 4Kgs (Decathlon)
O peso distribui-se da seguinte forma pelas rodas:

7Kgs na da frente
12Kgs na traseira

o conjunto total cifra-se nos 19Kgs com mais 7Kgs de "carga" que costumo carregar (muda de roupa, material para duche e almoço) prefaz 26Kgs de "arrasto".
O Kit extracycle (a extensão do quadro, una racks verticais, o snap-deck de madeira e os alforges) pesam uns impressionantes 4,5Kgs! Pouco mais do que o conjunto anterior e é bem maior e leva bem mais carga!

Hoje era dia de domingada e lá fui dar uma volta com o pessoal da ciclo-via.org.
O "handling" é um pouco diferente. O peso fica distribuido de forma diferente pelas rodas em relação à bicicleta "normal". Sinto a direcção ligeiramente mais pesada, mas com o passar do tempo já nem noto. É como se estivesse a andar na bicicleta sem o Kit. (ainda não levei carga para testar).

Sacar cavalo é muito difícil, senão impossível, visto a distância entre eixos ser tão grande (a roda traseira está 37 cms mais afastada), mas a tracção em subida melhora substancialmente. Fizémos uma subida em gravilha e foi canja.
A meio do teste reparei em algo errado. Era o eixo da roda traseiro que estava desalinhado, o que não permitia que se prendesse correctamente no kit. Desenrasquei com uma anilha do Enzo, mas tenho que arranjar a roda.

Desconfio de que a GT aguentou estes últimos anos num frágil equilíbrio das suas peças móveis. A verdade é que os barulhos parasitas são poucos, o material está relativamente afinado, mas se se mexe muito percebe-se que os 15 anos de muito andamento estão lá. O desviador dianteiro tem uma grande folga, mas as mudanças entram bem, os "rapid-fires" têm algumas falhas mas já estou habituado, a roda traseira sofreu bastante, etc.
Mas vou aproveitar também para ir modificando estes acessórios aos poucos. A roda traseira vai ser a minha prioridade. Quero encontrar algo que me permita circular com segurança com a carga que o free radical me permita. Isto implica cubo, aro e raios robustos, e já agora com travão de disco que este kit tem lá o suporte para o dito.

to be continued....
gnpais
ginga master
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
The administrator has disabled public write access.

Re:Free Radical da XTRACYCLE 1 Year, 4 Months ago Karma: 2
gnpais
ginga master
graph
Last Edit: 2009/03/06 18:14 By gnpais.

Re:Free Radical da XTRACYCLE 1 Year, 4 Months ago Karma: 0
Não consigo ver este vídeo, mas consigo ver o outro do passeio de Xtracycle por Lisboa.

Sou só eu ou os outros também não conseguem ver?
mpf
Gold Boarder
graphgraph

tb não consigo ver ;(
enzo
Administrator
graphgraph

Eu próprio não o consigo ver e fui eu quem o colocou. Mas ele está aqui. Chama-se selling the revolution. Foi feito em 2000 no lançamento do kit free-radical pelos seus criadores. Mostra-os a tentarem mostrar as reais vantagens do kit, e a reacção dos americanos, para além de mostrar a verdadeira crença de que eles têm da potencialidade do Kit para mudar hábitos, trocar o carro pela bicla (os carros têm os lugares de trás e a bagageira, o Xtracycle é isso tudo para a bicla ) e fazendo isto tudo com um sorriso na cara...less is more.

Abraço
gnpais
ginga master
graph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 2 Weeks ago Karma: 2
Nunca mais retomei este post e já está na altura de fazer umas actualizações. O review da minha X foi feita no meu blog aqui, e a viagem que fiz com o Gugas acoli

Entretanto há mais alguém inscrito no fórum com uma X (o ROliveira) o que deve fazer deste forum o que mais portugueses com X tem inscritos

Eu transporto o Gugas e penso em passar a transportar também a Mariana na X, pelo que ando a "planear" um banco duplo! Estou na fase do benchmarking (perceberam a piada? eheh) e gostava de comentar aqui essa modificação!

ficam umas fotos do que se vê por aí pela internet:

gnpais
ginga master
graph
Last Edit: 2009/08/18 06:32 By gnpais.

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 2 Weeks ago Karma: 0
Viva,

Este é um tema de eleição: Xtra! Tenho um fraquinho por cargo-bikes no geral e pelas Xtra em particular.

Procurava eu uma maneira de transportar quase toda a família e deparei-me esta foto. Daí ao Xtra, foi um pulo e até ao representante em Portugal, CaP, foi meio passo! O contacto com a CaP não podia ter sido melhor e a escolha da bike veio de seguida.

Actualmente realizo 2 tipos de percursos:
1. Muito curto
2. Outros

No "muito curto" viajo com dois passageiros, o mais novo sentado na cadeira própria para bicicletas o mais velho sentado no snapdeck (tábua de dimensões similares às de um skate).

Nos "outros" viajo tipicamente sozinho ou com um passageiro (que estranhamente gosta sempre de andar na velocidade contrária à que nos deslocamos... se é depressa, preferia ir devagar, se é devagar preferia ir depressa). Nestas viagens o passageiro viaja na cadeirinha própria.

Durante Agosto os percursos "muito curtos" transformam-se em "outros" e preciso de transportar os passageiros uma distância maior. Para ultrapassar esta situação, instalei (com a ajuda da CaP) uma cadeira extra. O resultado é uma cadeira onde o passageiro vai confortavel e em segurança. Não obrigou a nenhuma alteração na estrutura. O test-ride correu bem, está para breve o "go-live".

A única parte negativa é a cadeira de bicicleta que conjugada com o kit Xtra não funciona na perfeição, fica direita demais. Quando o meu passageiro mais novo adormece (nesta idade acontece com alguma regularidade) a cabeça cai para a frente. Há uma cadeira "oficial" e outras que se adaptam bem neste KIT, mas (ainda) não é uma dessas que tenho.

rmo
roliveira
Fresh Boarder
graphgraph

Viva
nestas férias andei com uma cadeira emprestada da Hamax modelo "siesta", que permite "refastelar". Pode ser uma boa opção pois permite que durmam uma sesta sem andarem com a cabeça pendurada!

Em relação à segunda cadeira, onde a arranjaste? ou, pelo que me parece, é uma adaptação e sendo assim qual a sua utilidade original?
gnpais
ginga master
graph

Na primeira foto que enviaste as cadeiras são umas cadeirinhas da Bell adaptadas. Já pensei em fazer o mesmo, apesar de ficar caro. Tenho estado à procura de cadeiras baratas usadas...

Outra opção seria fazer umas em madeira num novo "snap-deck" até com costas rebatíveis para não dar arrasto quando não os transportava...

abraço
gnpais
ginga master
graph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 1 Week ago Karma: 0
Também vi as cadeiras da Hamax, mas entre as verdadeiramente boas e a original da Xtra não sei se há muitas diferenças.

A segunda cadeira pertencia a um daqueles "baloiços" 3 em 1. Estava na calha para dar e ao ler um mail da Ana fez-se luz.

Se não tivesse esta cadeira provavelmente iria para esta opção. Para mim é relevante tirar a cadeira com alguma facilidade, pois esta solução é temporária. Se tiver que usar com alguma regularidade posso ter que fazer algumas modificações.

Não sei se o uso previsto justificava um investimento (de tempo e €€) maior.

rmo
roliveira
Fresh Boarder
graphgraph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 1 Week ago Karma: 2
élá...muito boa ideia essa das cadeiras de kayak!

Eu lembrei-me de algo parecido, mas só me lembrava daquelas almofadinhas que os velhotes usavam para ir à bola

Não sei é se "prendem" um puto mais irrequieto! ou mais novo!

obrigadão pela ideia!

Abraço
gnpais
ginga master
graph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 1 Week ago Karma: 0
É mais uma dica CaP. CaP "rules" .

Relativamente à segurança, não arriscava levar o meu mais pequeno numa cadeira sem um cinto de 3 pontos. Mas o maior, mesmo irrequieto, como costumam ser nestas idades, já vai bem.

É importante não chegar a cadeira "traseira" muito para trás (como está a minha) pois sempre que passa algo que lhe interessa, toca de meter a cabeça de fora, e lá vai mais um abanão na condução.

Acho que o próximo melhoramento é tentar puxar a cadeira mais para a frente.
roliveira
Fresh Boarder
graphgraph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 11 Months, 1 Week ago Karma: 2
SIm..isso é importante.
O Gugas com 4 anos e meio, adormece sentado no snapdeck agarrado a um pequeno guiador que tenho preso no selim e aguenta-se! (já fiz a subida do Junça várias vezes com ele a dormir - prái entre 1 e 2 Kms, acho).

AH..e não convém esquecer de que é um SNAP-deck, ou seja preso pela pressão dos V-racks!! nada te assegura que aquilo salte em andamento MUITO agressivo ou azar. Nunca tive probs, mas é um alerta.

abr
gnpais
ginga master
graph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 9 Months ago Karma: 2
gnpais
ginga master
graph

Re:Free Radical da XTRACYCLE 6 Months, 3 Weeks ago Karma: 2
Para comprovar a polivalência do Xtracycle (ie calar as bocas de que não dá para BTT) eis o pessoal do riding the spine a atravessar a Patagónia à grande (headwinds bem piores do que os que apanho na zona ribeirinha e uns pneus grossos como tudo):

gnpais
ginga master
graph

Go to topPage: 12
Moderators: gnpais