Login Form

Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
AddThis Social Bookmark Button

porta-bagagens / grelha traseira
(1 viewing) (1) Guest
Go to bottomPage: 12
TOPIC: porta-bagagens / grelha traseira
porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 2
finalmente comprei uma grelha traseira (na sportzone, custou 16,90 EUR, monta-se bem, mas é pouco flexível para grandes afinações de inclinação, embora seja resistente e cumpra o objectivo).

estou satisfeitíssimo!!
Além de não ter que andar com a mochila às costas, permite-me carregar muito mais coisas e sinceramente nem noto o peso! (fiz um teste com 10Kg e já parecia o que o Hernâni disse, tinha eu olhar para trás para me certificar que não perdi nada, pq nem noto o peso!).

Outra coisa (e quem anda com grelhas traseiras pode-me confirmar isto:
Parece que a bicla roda melhor!

Sei que pode parecer o contrário (com o peso adicional, etc), mas na minha opinião sinto menos dificuldade a pedalar, até em rampas a subir...

Não sei se é impressão minha, mas sinto mais estabilidade

um "must-have" que arranjei é uma daquelas cordas de elástico com os ganchos nos extremos.
enzo
Administrator
graphgraph
User Offline Click here to see the profile of this user
The administrator has disabled public write access.

Re:porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 0
Para mim as melhores grelhas traseiras são as das "pasteleiras".

D:\e332548\My Pictures\efs008df5.jpg [/file]

Têm várias vantagens em relação às outras:
  • São mais baratas

• São maiores

• São mais resistentes

A principal desvantagem é que não são fáceis de encontrar, mas há uma loja ao pé do Palácio de Queluz que ainda as vende.

Concordo contigo que levar a carga na grelha é muito mais cómodo que levá-la na mochila, parece que nem se leva nada... agora andar melhor nas subidas já me parece demasiado optimismo.
mpf
Gold Boarder
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 2
pois, essas grelhas são mesmo difíceis de encontrar, e aínda por cima são daquelas que tem duas "ratoeiras" (as partes com a mola). A minha só tem uma...

Se o optimismo me ajudar nas subidas, então fixe!, mas sim, pode ser só optimismo.
enzo
Administrator
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 1
Eu fiz o Porto-Lisboa com grelha e alforges.
Para entrar/sair de combóios, é do melhor. Muito mais prático.
Mas nas subidas a roda da frente pede um bocado de tracção.
Também penso que peso em excesso no eixo da roda traseira (peso do ciclista+peso da carga) não dá muita saúde ao dito cujo.

Se alguem precisar de uns alforges de viagem tenho pa venda.
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph
Gender: Male Hernani Cardoso Location: Algés/Miraflores Birthday: 11/23

Re:porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 2
how much? + fotos?
enzo
Administrator
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 1 Year, 7 Months ago Karma: 0
Posso relatar a minha experiência referente à grelha, durante algum tempo estive usando uma mochila para transportar roupa e comida que levo para o trabalho mediante os turnos em que esteja de serviço. Pelo facto de ser num período de calor tornava-se algo incomodo alguma transpiração que fazia provocar. Tempo depois optei por comprar uma grelha e alforges, posso dizer que se tornou bastante aprazível quer na gestão do suor e na acomodação da carga em transporte.
Antes da compra temi que a grelha e os alforges comprometessem de alguma forma o desempenho, mas para minha surpresa foi bastante positivo, acho pelo facto de criar mais atrito na bicicleta e esta se agarrar melhor ao solo (se o peso não for excessivo). Nas descidas ficou inclusive com mais estabilidade, nas subidas também partilho da opinião do Enzo.

Saudações
rsalva
Fresh Boarder
graphgraph
Gender: Male Cycletamobile Rsalva Location: Almada Birthday: 08/04

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 2 Weeks ago Karma: 0
Ora aqui está um assunto bem importante de se falar: a maneira como transportamos carga.
Tal como muitos, também eu comecei por transportar carga na mochila, e a dita ía nos costados. Rapidamente me apercebi de que não era a melhor opção, pois se no Inverno, por causa do frio, consigo chegar ao destino completamente seco (costas incluídas), quando chega o Verão é uma gaita; fico com as costas todas empapadas.
Mais: para ajudar ao barulho, todas as grades que eu via à venda eram para a configuração da esmagadora maioria (senão mesmo todas) das bicicletas citadinas, ou seja, travões traseiros são v-brakes e têm olhais de fixação.
A minha tem discos e não te olhais, o que quer dizer que nenhuma grade me servia.
Um destes dias estava com o meu pai, na secção de ciclismo do El Corte Inglès, e vi uma grade cujas barras laterais eram tortas, e em baixo, no buraco do parafuso, tinham umas extensõesinhas. Vim a saber que era adaptada a disco. Nem é tarde, nem é cedo, foi um bocadinho carota (40.70 €), mas valeu bem a despesa. Só o prazer com que agora levo toda a tralha e mais alguma...
A montagem foi complexa, pois as hastes que deveriam ir aos olhais, torcemo-las e fixámo-las no parafuxo do aperto do espigão do selim.
O acréscimo de peso não se nota, nem a condução difere em nada. A única diferença são mesmo as subidas, as quais tenho forçosamente de ir mais devagar.
Também tem vantagem na aderência: noto que a roda de trás agarra melhor.
Diogo
Junior Boarder
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 2 Weeks ago Karma: 1
Diogo...
Como tu a minha bike também não tinha olhais traseiros de fixação.
Comprei este porta-bagagens na Decathlon:

vista aqui
Como trazia uns suportes ajustáveis para os olhais, pequei num e fixei-o da grelha ao parafuso que aperta o espigão do selin.
Desse modo já suportou +ded 30kg entre o Porto e LX
O meu trike tb não trazia grelha nem olhais. Como não gostei muito das grelhas de origem adaptei o que tinha compra ao trike e fixei-o no lugar onde costumava estar o guarda lamas de origem:

Neste meu caso esses suportes não fazem qualquer tipo de esforço, sómente mantêm a grelha fixa, para não tombar para a frente ou para trás.
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 2 Weeks ago Karma: 2
A minha bicla do dia-a-dia também não tinha sítio para prender a grelha, por isso eu fiz uma "invenção":

Usei uns "aneis" que vinham com a grelha traseira (uma por grelha, e como me fanaram a outra bicla, já tenh dois "aneis"), depois foi uma questão de estrangular com um parafuso:

noutro ângulo:
enzo
Administrator
graphgraph
Last Edit: 2010/01/12 09:07 By enzo.

Uma borrachita (camara de ar) entre esse anel e o quadro não ajudava a apertar e a não danificar o quadro??
gnpais
ginga master
graph

penso que sim, mas talvez também escorregasse (neste caso não faz mal escorregar, bate no quadro e não passa daí).
enzo
Administrator
graphgraph

Antes de ter a xtracycle, usei um porta-bagagens da Zefal, modelo Safari II. A fixação era feita em ponto de aperto junto ao eixo, e depois à fixação do tubo de selim - funcionava às mil maravillhas!
miguelbarroso
Expert Boarder
graphgraph
Gender: Male TAMBSTUDIO arquitectura | design Location: Miraflores - Algés Birthday: 05/14

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 1 Week ago Karma: 0
A todos aqueles que, como eu, transportam carga nos alforges (sobretudo os que têm fecho de correr), dou um conselho grátis: NUNCA saiam de casa/garagem sem terem a certeza absoluta de que está tudo bem fechadinho.
É que hoje tive uma surpresa que podia ter tido outras consequências.
Passo a explicar: os meus, além dos dois laterais, têm também um horizontal, sobre a grade (é peça única). É no horizontal que levo os livros, o estojo e a calculadora, porque nos laterais levava a mochila, dobrada num deles, e no outro ía o impermeável, não fosse o diabo tecê-las. Agora o que aconteceu: imaginem que saiem de casa, vão a caminho da explicação de matemática. Nada mais natural do que levar livros de escola, estojo e calculadora. No caminho, precisam de passar uma rotunda. Também nada de anormal; às vezes apanhamos com tantas...
Agora suponham que, assim que saiem da rotunda, se vira para vocês um gajo que ía a pé (obviamente no passeio) e vos diz: "olha que deixaste cair qualquer coisa".
Param, olham para trás, e efectivamente vêem o estojo caído no meio da via exterior da rotunda. Voltam atrás para ir apanhá-lo. Bem, se o estojo fosse à vida, era um mal menor. Mas quando olham lá para dentro e não está lá a máquina(exigências do 12º ano, é uma gráfica - 200 €), até ficavam paralisados, em estado de choque . Quando se preparam para voltar para trás, a ver se a encontram, vem ter convosco uma senhora com ela na mão. Pois bem, foi exactamente isto, tintim por tintim, o que me aconteceu hoje. Tive vontade de a beijar, ali mesmo. Agradeci-lhe, ao outro fulano também, e prossegui caminho.
Isto aconteceu porque, depois de refeito do susto, me lembrei que me tinha esquecido de fechar a bolsa completamente, e aquela porra foi abrindo, até que saltou a mercadoria.
Portanto, volto a lembrar: mesmo para aqueles que só têm as malas laterais, um qualquer buraco mais fundo que abane a bicicleta toda e a carga sai toda. Não queiram ter "aventuras" destas, porque é a última coisa que um gajo quer.
Diogo
Junior Boarder
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 1 Week ago Karma: 1
Viva Diogo
Boa nota, e que sorte tiveste.
Isso na FAP chama-se um ADC (depois explico-t o que significa...)
Também serviu de abre olhos, para ti, e para alguns de nós.
HCardoso
Platinum Boarder
graphgraph

Re:porta-bagagens / grelha traseira 6 Months, 1 Week ago Karma: 0
E que abre-olhos, quanto mais não tenha sido por causa da calculadora. A sorte, também, é que a levava numa bolsinha, portanto não se estragou.
Olha só se não a tenho levado na bolsa...
Agora nunca mais saio da garagem sem ver se tá tudo bem fechado, nem que tenha de verificar duas vezes.
Diogo
Junior Boarder
graphgraph

Go to topPage: 12
Moderators: gnpais