Farol (1 viewing) (1) Guest
 | | |
|
TOPIC: Farol
|
|
Farol 6 Months, 1 Week ago
|
|
|
Boas pessoal.
Como nestes dias nublados e chuvosos a visibilidade não é a mesma do que quando o sol aparece, convém ter iluminação. A luz de trás já tenho, falta-me a da frente.
É aqui que reside o meu problema: não sei qual escolher.
Pretendo um farol daqueles usados nos nocturnos, ou seja, que permitam ver alguma coisa, e não daquelas luzinhas que se vêm nas lojas que são só de presença. Não, quero um farol que me ilumine a estrada; por enquanto, não tenho intenções de conduzir à noite, mas se ela cai quando estou a caminho de casa, é uma gaita.
Precisava que me ajudassem. Actualmente, estou inclinado para um Sigma Powerled Black Pro.
Se conhecerem outras melhores em termos de luminosidade, e que não passem dos 150 €, digam. E, já agora, onde se compram.
Cumprimentos
|
|
|
|
Last Edit: 2010/01/17 10:42 By Diogo.
|
|
|
Re:Farol 6 Months, 1 Week ago
|
|
|
Eu penso que no caso da iluminação a melhoe relação preço/qualidade se consegue com um pouco de bricolage.
Se estiveres disposto a isso dá uma olhadela noutros posts onde descrevo as luzes que construí. Já vão na 2ª geração mas ainda há espaço para melhorias.
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
|
O Miguel tem razão, mas olha que arranjei um farol para a frente e trás com três leds que apesar de tudo até ilumina bem!, mas depende tudo do que entendes por bem iluminado, etc...
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
a "solução perfeita", por assim dizer, pode ficar no dobro do valor de indicado (cubo e farol son) (sem meter os focos HID que não são adequados/legais para estrada, ok o big bang tem uma lente, mas aparte disso são também mto mais caros), mas deve ser possível ter algo bom com esse dinheiro. É uma área que pretendo aprofundar um dia (investigar e experimentar mais a fundo, requer um investimento elevado), mas assim do que tenho analisado: b+m lumotec iq fly (outro iq com stand light) + b+m dymotec 6 ou shimano DH-3N80 ou parecido.
Em termos de peso possivelmente inferior a usar baterias, sem essa preocupação, sempre funcional (os iq usam leds), pode ser usado para a iluminação traseira, tem a questão da reconstrução da roda... dá trabalho, mas é interessante.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E se falasses português ó Bruno?? eheh
Eu não gosto de pilhas...não gosto, parecem-me um desperdício de material para o tempo que duram. Já as recarregáveis, não tenho paciência para as carregar (já me basta o telemóvel).
Montei um dínamo básico com luzes de Led atrás e à frente. A de trás é excelente, a da frente desde que pus esta lampada de LED ficou excelente (mas pifou, vou devolver pois eles vão testá-las).
O problema do dínamo é o arrasto, desgaste do pneu e por vezes não fazer atrito com chuva....o que me obriga a andar com umas luzes de presença pequenas a pilhas. :o(
Esses dínamos de roda devem ser o ideal (para mim), especialmente se tivessem a funcionalidade de irem carregando umas pilhas recarregáveis em andamento.
(referi apenas a power source, não tenho grande conhecimento para discutir "iluminação"...)
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A maioria dos projectos de iluminação com LEDs que se veem na net são para baterias, no entanto também podem ser utilizados com dínamos com as devidas adaptações.
Como os dínamos funcionam de forma bastante diferente das baterias os circuitos de controlo têm que ser diferentes.
Se alguém estiver interessado, aqui vai um link sobre o assunto.
www.pilom.com/BicycleElectronics/DynamoCircuits.htm
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
gnpais wrote:
E se falasses português ó Bruno?? eheh
Eu não gosto de pilhas...não gosto, parecem-me um desperdício de material para o tempo que duram. Já as recarregáveis, não tenho paciência para as carregar (já me basta o telemóvel).
Montei um dínamo básico com luzes de Led atrás e à frente. A de trás é excelente, a da frente desde que pus esta lampada de LED ficou excelente (mas pifou, vou devolver pois eles vão testá-las).
O problema do dínamo é o arrasto, desgaste do pneu e por vezes não fazer atrito com chuva....o que me obriga a andar com umas luzes de presença pequenas a pilhas. :o(
Esses dínamos de roda devem ser o ideal (para mim), especialmente se tivessem a funcionalidade de irem carregando umas pilhas recarregáveis em andamento.
(referi apenas a power source, não tenho grande conhecimento para discutir "iluminação"...)
Foi o efeito dos problemas da noite (para quem não viu não interessa  )
Dínamo Shimano + um Busch und Müller IQ (há vários modelos, o IQ refere a óptica, os senso têm um condensador para manter a luz ligada um bocado), deve ficar pelos 150, sem contar com a reconstrução da roda.
Uma solução perfeita pode ser um cubo SON (os mais eficientes, - atrito + geração), um farol SON Edelux, que fica à volta de 300.
Estou bem farto de usar coisas com pilhas...
|
|
|
|
|
|
|
Re:Farol 5 Months, 3 Weeks ago
|
|
|
Eu não conheço este kit mas pelo aspecto desconfiava dos leds.
Os verdadeiros leds de alta potência são os CREE XRE, OSRAM dragon, Luxeon, e outros que iluminam o correspondente a uma lâmpada de halogéneo de 10W a 30W conforme as versões mas que também dissipam alguma potência pelo que necessitam de espaço e refrigeração e são geralmente colimados com uma óptica para terem o feixe de luz desejado.
Há outros de potência bem inferior e muito mais baratos, que alguns também chamam de alta potência mas não são de todo comparáveis. Esses são normalmente colocados "aos molhos" para dar alguma luz e o resultado é muito variável e por vezes decepcionante, não só pela quantidade de luz mas também pela qualidade (forma como é distribuída).
Este kit parece ser do segundo tipo pelo que eu procuraria obter opiniões idóneas sobre o tipo de luz que produz antes de avançar.
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
|
De facto o melhor é ver como se comporta o farol. Havia um comparativo porreiro para vários faróis que agora não encontro... já coloco aqui se encontrar...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
miguelbarroso wrote:
Sem dúvida, mas pelo que li, este é porreiro... que raio, por 40€, não há nada remotamente parecido...
aqui mais uma opinião favorável: www.rainmiles.com/archives/are-you-lit-u...t-page-1#comment-506
“Well worth twice the price. Had a driver tell me off for blinding him! Pretty good for riding unlit roads.”
É um dos problemas destes faróis sem lentes adequadas. Na Alemanha há legislação para os faróis de bicicleta que impede o uso deles na estrada por este motivo. Talvez como ele indica usar esse farol para iluminar a estrada quando não existem carros em sentido contrário possa ser uma boa opção. Eu pessoalmente gostaria de ver uma imagem do foco antes de comprar.
|
|
|
|
|
|
|
Re:Farol 5 Months, 2 Weeks ago
|
|
|
Pois, eu gosto daqueles com regulação da lente e que permitem ter um flood de luz. O ledshoppe mostra os focos de cada lanterna, o que é porreiro. Nas coisas que mandei vir de lá só me aconteceu 1 vez não receber a encomenda certa, mas de resto não tive problemas (além da esperada demora na entrega). Os preços são ridículos por vezes.
|
|
|
|
|
|
|
 | | |
|