|
The Copenhaghen wheel 7 Months ago
|
|
|
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
Re: The Copenhaghen wheel 7 Months ago
|
|
Já muito escrevi sobre a mesma... parece-me mais um exercício de estilo e tecnologia, do que um produto que realmente venha ser revolucionário.
Estou a considerar antes um Stokemonkey, para quando montar a Xtracyle. Nunca pensaste em instalar um destes? ( cleverchimp.com/products/stokemonkey/)
|
|
|
|
Last Edit: 2009/12/29 17:49 By miguelbarroso.
|
|
|
Re: The Copenhaghen wheel 6 Months, 3 Weeks ago
|
|
|
Claro que sim...aliás acho o Stoke Monkey o motor electrico mais eficaz para biclas, e feita especialmente para a xtra ainda é mais um bónus....mas já os há à venda outra vez??
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
e ainda falta o "pior"...as baterias e carregador :os
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
Yah, o investimento é elevado e provavelmente só fará sentido para quem pretenda fazer uma utilização intensiva da sua SUB, rentabilizando assim o investimento inicial através da poupança com outros modos de transporte (e outros ganhos mais pessoais).
O Todd disse-me que têm tido uma experiência desencorajadora a exportar o SM, como se quanto maior a distância, maior a probabilidade de haver problemas que são caros de resolver com custos de envio e alfândega. Por esta razão, eles estipulam que o comprador terá que suportar os custos de envio e alfândega de quaisquer peças de substituição requeridas dentro da garantia.
Dito isto, ele continua disposto a trabalhar connosco (CaP) com o SM. Como ele já não vende baterias, teremos que investigar as opções disponíveis na Europa e escolher alguma que se adeqúe ao SM (ele apontou um exemplo), e pode ser preciso fazer algum "wiring".
Isto para dizer que o SM não está inacessível em Portugal.
Só tenho uma (significativa) preocupação com isto, ainda não esmiucei exaustivamente, mas à partida, e muito provavelmente, o SM não encaixa na nossa definição legal de "velocípede com motor", o que é um facto que tem as suas implicações legais...  É algo que estudarei com mais urgência quando tiver algum tempo (ou quando houver alguém interessado num SM).
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sim, a questão do investimento inicial será compensado a longo prazo. Especialmente se deixarmos de utilizar um carro por exemplo.
A questão legal é importante. Se bem que, desconfio, passará despercebido durante algum tempo.
Em relação às baterias, e graças à grande procura do veículo dito "milagroso" - o eléctrico, é algo que está em fase de revolução. Acredito que daqui a uns anos existiram baterias mais compactas, leves e com autonomia que hoje será impensável.
|
|
gnpais
ginga master
|
|
|
|
|
|
|
|
concordo, o eléctrico é um dos caminhos do futuro, e na bicla é um win-win...
há uns anos vi uma cena na TV sobre uma bicla que "absorvia" energia (com uma espécie de dínamo) e usava-a nas situações de mais esforço, hei-de fazer uma pesquisa para ver se encontro o que era. Essa solução seria uma boa alternativa e resolvia (se fosse viável) o problema das baterias.
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
Isso é o que esta roda "apregoa" (embora neste caso, não seja com dínamo, mas sim por recuperação na travagem) mas a energia tem de ser guardada em algum lugar - ou seja, são sempre necessárias as malfadadas baterias...
O problema é que ainda nao se encontrou a máquina de movimento perpétuo, e todos os sistemas têm muitas perdas... ou seja, a eficácia destes sistemas que recuperam a energia é tão baixa, que pouca diferença fazem - actualmente, algumas soluções de bicicletas electricas utilizam isto, e o acréscimo na autonomia, é de cerca de 10%... ok, é alguma coisa... mas o custo adicional, não compensa na maior parte dos casos.
|
|
|
|
|
|
|
Re:The Copenhaghen wheel 6 Months, 3 Weeks ago
|
|
|
Tenho lido algumas coisas sobre motos eléctricas e é mais ou menos consensual que em motos pouco pesadas a recuperação de travagem pouco traz de mais-valia. Só em motos pesadas e carros é que este sistema compensa os custos e aumento de peso dos componentes.
Assim, parece-me que em bicicletas este argumento também deve ser aplicável por maioria de razão pelo que mais vale investir peso e dinheiro em bateria que em um sistema de recuperação de travagem.
|
|
mpf
Gold Boarder
|
|
|
|
|
|
|
|
se calhar era um sistema assim que eu vi, Miguel Barroso...
concordo com essa ideia Miguel Pais, embora perfeito seria uma cena que desse para aproveitar energia sem a travagem, mas calculo que provocasse atrito?
|
|
enzo
Administrator
|
|
|
|
|
|
|
|
Todos os sistemas, para gerarem energia, precisam de energia noutra forma qualquer - com o problema adicional, de que todos têm perdas consideráveis.
Ou seja, se eu vou estar a fazer força, para um dínamo gerar electricidade, para depois um motor me ajudar, no final acabo por ter de fazer mais força, do que se não tivesse esse sistema (e ainda por cima, tenho de fazer força adicional, pois esse sistema tem um peso, que se faz sentir na bicicleta!)
Esta copenhagem Wheel, aproveita a energia desperdiçada na travagem... ok, poderá ser alguma... mas não sei se na prática compensará o investimento - principalmente, porque não há a possibilidade de carregar a bateria da mesma, e porque dada a reduzidíssima dimensão da bateria, a mesma não terá uma capacidade por aí além. Daqui a uns anitos, acredito que já faça mais sentido, pois a tecnologia de baterias está a evoluir bastante - a ver vamos!
|
|
|
|
|
|
|
Re:The Copenhaghen wheel 6 Months, 2 Weeks ago
|
|
Há uma outra hipótese para as "ajudas" electricas: Bionx.
Quando for grande e tiver uma Bullit  será um destes que quererei instalar.
Uma das últimas reviews que encontrei é esta: http://davethebikeboy.wordpress.com.
|
|
|
|
|
|
|
Re:The Copenhaghen wheel 6 Months, 2 Weeks ago
|
|
Realmente, depois de me referires a questão do Stokemonkey provavelmente não caber no meu quadro, fui verificar, e não cabe mesmo. Então comecei a olhar para alternativas, e esta é das mais bem referenciadas.
Os preços são tb puxadotes (pelo menos na Bélgica): www.mseurope.be/pdf/BIONX_FR_NEW.pdf
Entretanto a CAP pode sempre ler isto: www.bionx.ca/en/where-to-buy/international/ 
|
|
|
|
|
|
|