Bem, já está cumprido o trajecto Lisboa-Sagres, amanha é a "etapa de ligação" Sagres-Lagos e o calvário dos regionais até ao Barreiro.
Tendo em consideração que no dia anterior a ter saído de Lisboa tinha ido de urgência para o Hospital da FAP onde estive a manhã e parte da tarde a soro, a coisa até não correu mal....
Várias considerações finais:
Tendo por modelo o roteiro "Bike the Danube" estou a pensar fazer um roteiro em pdf do Porto-Lisboa e do Lisboa-Sagres.
Chega a ser impressionante que o nosso País, com imensas potencialidades para a a prática de cicloturismo, não exista nada a nível oficial.
Exemplo: aqui em Sagres, ou melhor de Vila do Bispo para Sagres e de Sagres para o Cabo S. Vicente, as ciclovias existem, mas não cumprem os requisitos para serem apelidados disso, simplesmente aproveitam estradas antigas (Vila do Bispo-Sagres) e colocam uns sinais de bicicleta pintados no pavimento. De Sagres para o Cabo S. Vicente, aproveitam a berma da estrada em terra batida.....e à saída da vila têm um sinal a indicar o sentido da "ciclovia" ou como lhe queiram chamar. O mais engraçado é que se vê inúmeros turistas de bicicleta, mas a transitar no pavimento da estrada.
Quanto a trilho, mais uma vez não há nada tipo super-site/brochura com os trilhos e indicações de restaurantes, atracções turísticas, oficinas, campismo e afins. Existem uns sites com uns trilhozitos e pronto.....
Conclíndo: vejo muito potencial nestes aspectos, potencial que pode ser aproveitado pelo Ciclo-Via, como site agregador de trilhos/percursos ciclo-turisticos em Portugal.
Vejam do que eu estou a falar em:
www.esterbauer.com/